Núcleo de Educação discute estratégias para operacionalização da resposta de Campinas à epidemia de aids

15/02/2008

Autor: Eli Fernandes

Técnicos e parceiros do Núcleo de Educação e Comunicação Social (Necs) do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria de Saúde de Campinas encerram nesta sexta-feira a semana de discussões de estratégias para operacionalização do Plano de Ações e Metas (PAM) na área de educação e comunicação social, com destaque nas ações para incentivo à prevenção entre as mulheres, população em que a aids mais tem crescido.

Segundo a coordenadora do Programa DST/Aids de Campinas, a enfermeira sanitarista Maria Cristina Feijó Januzzi Ilário, as ações e metas já aprovadas no PAM 2008 (documento aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, instância máxima deliberativa do Sistema Único de Saúde em Campinas) incluem trabalho com Centros de Saúde e outras unidades da Secretaria Municipal de Saúde, além de parcerias com instituições da sociedade civil.

"O incentivo às práticas sexuais seguras, com uso freqüente e adequado da camisinha e a realização do diagnóstico precoce da aids e outras doenças sexualmente transmissíveis têm balizado nossas ações", afirmou a coordenadora do Programa DST/Aids de Campinas. A aids não tem cura mas tem tratamento. "A camisinha é a vacina disponível contra a aids", disse.

Campinas tem cerca de 5000 casos de aids notificados desde o início da epidemia nos anos 80. Relações sexuais sem camisinha são a principal forma de transmissão do vírus HIV, que causa a aids. Camisinhas, o teste de HIV e o tratamento às pessoas que vivem com HIV/aids são oferecidos gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas é um serviço público que funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 20h, na rua Regente Feijó, 637, Centro. Para saber mais sobre o teste de HIV, gratuito, anônimo e sigiloso a população deve informar-se através do telefone (19) 3236 – 3711, diariamente, ou pelo (19) 3226 – 7475, somente às segundas-feiras, das 13h às 17h.