Prefeitura conclui em março automação e informatização do Laboratório de Patologia Clínica

29/02/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria Municipal de Saúde conclui até março a automação total e informatização do Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas. O projeto, que no total soma investimentos de R$ 9 milhões, vai ampliar e qualificar a oferta de exames de diagnóstico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do município.

O serviço é o maior laboratório público municipal do Brasil, o maior laboratório de análises clínicas do município e de todo interior paulista. Realiza mais de 2 milhões de exames por ano. Mais de 100 mil pessoas já fizeram teste para HIV pela unidade.

O projeto, que teve início em julho de 2007, começou esta semana o arranque da informática, que possibilita maior segurança nos exames e melhora a agilidade na entrega dos resultados. Na segunda quinzena de março, será concluída a automação total, quando os equipamentos de bioquímica (exames de sangue, glicose e colesterol, triglicérides, ácido úrico etc), de imunologia (exames de hormônio, hepatites, HIV, exames do pré-natal e outros) e a fase pré-analítica estarão totalmente automatizados.

Assim, o laboratório municipal de Campinas será o primeiro no Brasil e o terceiro na América Latina a atuar com automação total, incluindo a fase pré-analítica.

O serviço também conta, desde 2007, com um programa de garantia da qualidade promovido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica em que foi avaliado para todos os setores tendo obtido 100% de acerto em todos os exames. Por meio deste programa, o serviço é avaliado em todos os exames que realiza nos seus mais diversos setores.

“A qualidade do serviço ficou evidente nesta avaliação, onde obteve-se 100% de acertos e adequação em todos os itens testados. O laboratório é um dos serviços mais antigos da rede e vem contribuindo para a qualidade da assistência e construção do SUS Campinas, uma vez que alia competência técnica com ética e humanização”, afirma a médica patologista clínica e sanitarista Regina Cássia Simões Salles, coordenadora do laboratório desde 1995.

Saiba mais. O Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas atua com uma equipe 87 servidores, sendo 75 na área técnica, além de administrativos, auxiliares de limpeza, digitadores e vigias. A unidade atua com coordenação e co-gerência, equipe de biossegurança, grupo de gerenciamento de resíduos e está implementando um núcleo de saúde coletiva.

O Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas fica no Complexo Ouro Verde, na avenida Ruy Rodrigues, 3434. O telefone do serviço é 3266-6314.