Conselho Local do Mário Gatti aprova contas de 2002 e plano de trabalho para 2003

12/03/2003

Em ofício enviado à diretoria, a prefeita Izalene Tiene parabenizou todos os funcionários pelo excelente trabalho desenvolvido no Mário Gatti que hoje é referência para toda a Região Metropolitana de Campinas

O Conselho Local de Saúde do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" (HMMG) aprovou na última semana, na íntegra, a prestação de contas do ano 2002 e a proposta de trabalho para o ano 2003.

Na ocasião, o presidente do Conselho, Dirceu Buck, leu um ofício encaminhado pela prefeita Izalene Tiene à diretoria do Hospital. No documento, a chefe do Executivo Municipal parabeniza todos os funcionários pelo excelente trabalho desenvolvido no Mário Gatti que hoje é referência para toda a Região Metropolitana de Campinas

No documento encaminhado ao Conselho local, o presidente do HMMG lembra que o direcionamento de seu trabalho frente à autarquia segue a diretriz do Governo Democrático Popular da Prefeita Izalene Tiene que, por meio do Orçamento Participativo e, este ano, com o Congresso da Cidade, tem aberto canais de participação das cidadãos de Campinas na gestão pública.

Na leitura da prestação de contas, foi destacado, ainda, que muita energia tem sido dedicada à implementação de inovações, como o aprimoramento do acolhimento nas várias unidades e o projeto Família Participante

Rollo lembrou, também, de outras iniciativas e projetos implantados no ano passado, que contribuíram para a melhoria da qualidade do atendimento e do ambiente de trabalho.

Para exemplificar, o presidente destacou a criação da Ouvidoria, a organização do trabalho interdisciplinar nas enfermarias e ambulatório, a nova sistemática de registro da freqüência dos servidores, a campanha contra desperdícios, a utilização dos indicadores de produção e qualidade, o prontuário integrado e a democracia da gestão.

Ao elencar "outros avanços verificados em 2002", Adail Rollo citou o Programa de Humanização nas enfermarias, o acolhimento na Radioterapia e o Projeto Arte, Cultura e Lazer, responsável pela integração dos funcionários.

A diretoria do Hospital deu ênfase à melhora nos indicadores hospitalares, ao aumento do faturamento em 10% e ao investimento de 8% da receita do Hospital na aquisição de equipamentos e execução de obras.

Transparência

Para o presidente do Conselho Local de Saúde, Dirceu Buck, a prestação de contas do ano 2002 foi apresentada com absoluta transparência. "O plano de trabalho foi cumprido dentro das possibilidades e dos recursos disponíveis, mesmo porque tivemos gastos inesperados, como o incêndio na Lavanderia do Hospital e outras reformas emergenciais", esclareceu o presidente do Conselho.

A Diretoria do Mário Gatti aproveitou para agradecer o empenho de todos os funcionários pela campanha em benefício das vítimas das enchentes que castigaram a cidade em fevereiro. Apenas com a participação dos funcionários do Hospital, foram arrecadados cerca de meia tonelada de alimentos, roupas, colchões, cobertores e produtos de higiene.

Plano de trabalho

Na reunião do Conselho Local, além da prestação de contas de 2002, a Diretoria propôs e os conselheiros aprovaram alguns critérios para a priorização dos investimentos e contratação de pessoal para 2003.

O Plano de Trabalho para este ano, segundo o presidente do HMMG, Adail de Almeida Rollo, está centrado em três grandes diretrizes: a ampliação do acesso e qualificação das ações do Hospital, a valorização dos servidores e da gestão participativa e, por último, a modernização administrativa e a racionalização dos custos hospitalares.

Dentro dessa meta, foi colocada como prioridade a conclusão dos projetos já iniciados, como o Serviço de Atendimento Domiciliar, o complexo oncológico e o Ambulatório de Especialidades. Para essas demandas estão previstos recursos de R$ 592.650,00.

O Hospital se compromete, em 2003, a garantir condições de segurança, sanitárias, de trabalho e funcionais, o que exigirá recursos na ordem deR$ 715.090,00. Também estão incluídos na agenda a ampliação de leitos de UTI, Clínica Médica e transferência do Pronto-Socorro Infantil.

Dirceu Buck, presidente do Conselho Local de Saúde, explica que o Projeto de Trabalho para 2003 foi aprovado na íntegra. "Deixamos como pendência a transferência do Pronto-Socorro Infantil para o complexo, medida que terá um custo aproximado de R$ 600 mil. O Hospital, agora, precisa se empenhar para conseguir esses recursos", ressaltou Buck.