Parceria entre Prefeitura e comunidade garante revitalização de praça na Vila 31 de Março

27/03/2003

Recuperação do espaço de lazer foi viabilizada por meio do Programa Paidéia – Saúde da Família de Campinas em parceria com comunidade

O exemplo vem da Vila 31 de Março, região Leste de Campinas. Profissionais do Centro de Saúde e moradores da comunidade resolveram se unir e revitalizar a praça de esportes do bairro, que precisava de reformas. Cada um doou o que podia e da forma que podia, desde o material necessário até o trabalho. A área, que fica na rua Ernesto Luís de Oliveira, atrás do Centro de Saúde, leva o nome de Roberto Ângelo Barbosa.

E, para comemorar a cara nova da praça, a comunidade está organizando uma festa para o próximo domingo, 30 março, das 9h às 18h. O dia foi escolhido de propósito por ser a véspera da data que dá nome ao bairro e ao Centro de Saúde.

Felizes da vida, moradores e funcionários estão preparando atrações e atividades para todo gosto. Vai ter barraca com exposição de artesanato, com renda a ser revertida para o próprio Centro de Saúde.

Também vai ter uma tenda dos profissionais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Eles vão montar exposição de exemplares dos animais peçonhentos mais comuns nos bairros que estão na abrangência do Centro de Saúde da Vila 31 de Março. São espécies como carrapatos, escorpiões, morcego etc. As pessoas vão ser esclarecidas sobre o que fazer ao encontrar estes animais e o como proceder para evitar a proliferação.

A festa ainda terá cama elástica, palhaço, fanfarra, apresentação de grupos culturais. A praça será pintada pelo grupo Periferia Ativa, de grafismo. Os temas para a pintura serão escolhidos pela própria comunidade. As crianças do Núcleo de Crianças vão ajudar na pintura.

Os moradores ainda estão providenciando um histórico da Vila, que conta como surgiu e toda sua trajetória até o momento. A idéia é resgatar a história e levá-la para a praça, para que todos a conheçam.

Às 16h30, haverá missa na própria praça com participação interativa dos moradores mais antigos do bairro. Será uma celebração diferente que terá momentos como o ofertório, com oferendas simbólicas das áreas de saúde e educação.

A enfermeira Silvana Poslednik, coordenadora do CS 31 de Março, explica que o trabalho foi viabilizado por meio do Paidéia – Saúde da Família de Campinas que tem como uma de suas diretrizes promover a saúde além das paredes do serviço. "É uma forma de despertar a cidadania, de conscientizar a comunidade", diz.

O Paidéia também atua para promover o acolhimento e a humanização. Por isso, o profissional de saúde ouve o cidadão para identificar sua necessidade, acolher com respeito e responder com responsabilidade.

E, segundo Silvana, as pessoas que utilizam o Centro de Saúde da 31 de Março é que solicitavam atividades esportivas e de lazer que, agora, com a reconstrução da praça, serão viabilizadas com mais facilidade.

"Reforçamos o vínculo com a comunidade que se tornou nossa parceira na idealização e execução deste projeto. Isto também significa promover saúde. Afinal, ter saúde é ter cultura, é fazer atividade física, é ser feliz", afirma.

Segundo Silvana, outra diretriz do Paidéia, que retrata bem o que está ocorrendo na Vila 31 de março, é participação da comunidade, destacando o usuário como co-responsável pelos serviços, tanto no planejar, como no acompanhar e fiscalizar as ações.

O movimento para a reconstrução da praça na Vila 31 de março conta com a parceria da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo e tem apoio da Escola e da Igreja do bairro, do Núcleo da Criança e do grupo de idosos Caminhando pela Vida.

E os moradores, agora, querem mais. Já planejam revitalizar outra praça, a Praça João Clemente, que também fica em frente ao CS (Centro de Saúde). O CS da Vila 31 de Março é referência para uma população de 7 mil pessoas moradoras dos bairros Vila 31 de Março, Vila Madalena, Jardim Líria, Parque Imperador e de parte da zona rural das imediações.

Volta ao índice de notícias