Parceria amplia atendimento de acupuntura à população

02/03/2004

Layza Portes

Até quinta-feira, profissionais podem efetuar inscrição

Para ampliar o acesso do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) à medicina complementar, a Secretaria Municipal de Saúde firmou um convênio com o Ipema (Instituto de Pesquisas e Ensino Médico em Acupuntura). Essa parceria vai disponibilizar aos médicos da rede pública de saúde, a um custo 25% menor, cursos de especialização nessa terapêutica. Durante a parte prática do curso, os profissionais irão atender aos usuários da rede. A parceria ainda prevê a reciclagem dos médicos que atuam na Secretaria.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe de 43 médicos acupunturistas. Desses, 22 atuam nos Centro de Saúde e no Ambulatório Ouro Verde, outros 21 profissionais atendem no hospital Dr. Mário Gatti que, já a partir deste mês, começa a oferecer o serviço.

No Centro de Saúde do Jardim São Vicente, a acupuntura é oferecida aos usuários desde 1996. Segundo a coordenadora do Centro de Saúde, Regina Mares dos Santos, a procura pela terapêutica tem sido grande e os pacientes são bastante assíduos.

O médico Luiz César de Almeida, um dos profissionais acupunturistas que atende no Centro, explica que vai depender do tipo de patologia o número mínimo de sessões para o tratamento. "Quando a doença chega num nível lesional, em um determinado estágio, fica difícil de obter resultados com a acupuntura. A acupuntura traz melhores resultados quando trata a doença no nível inicial", ressalta.

Benefícios. A auxiliar de enfermagem Dulce Helena Barbosa Leal há mais de sete anos recorre à acupuntura para manter o bem-estar emocional. "Eu sempre faço acupuntura quando estou muito estressada", conta.

Dona Judith Ida da Conceição dos Santos Leal, de 80 anos, procurou a acupuntura há nove anos para tentar amenizar uma forte dor no joelho que não diminuía mesmo com as intensas sessões de fisioterapia. No momento, ela recorre à terapêutica a cada 15 dias. "Eu me sinto ótima com a acupuntura e recomendo a todos. Há nove anos eu trato minhas dores na perna", diz.

Em Campinas, mais de dez Centros de Saúde oferecem sessões de acupuntura gratuitamente à população. "A medicina alternativa recupera a questão do vínculo médico-paciente porque trabalha a relação com o sujeito, com a vida, com o trabalho e com as questões sociais", explica Roberto Marden, diretor de Saúde de Campinas.

De acordo com o médico sanitarista Alexandre César Conti, a Secretaria já oferece na rede pública de saúde, além da acupuntura, ginástica chinesa Lian Gong (diz-se lian cum), fitoterapia, massagem, práticas corporais, meditação e nutrição.

Desde 2001, a proposta da Secretaria é investir mais na medicina alternativa e complementar. César Conti explica que mesmo nos Centros de Saúde que ainda não disponibilizam terapêuticas complementares, o usuário pode se informar sobre a unidade mais próxima que oferece o serviço. Os médicos da rede pública de saúde que tiverem interesse no curso de acupuntura devem procurar o Ipema pelo telefone (19) 3242-6397. As inscrições vão até o próxima quinta-feira, dia 4.

Saiba sobre a Acupuntura. A terapêutica consiste na aplicação de agulhas nos chamados pontos de acupuntura localizados na superfície do corpo. Segundo o médico Luiz César de Almeida, na medicina chinesa a acupuntura surge para equilibrar a energia do organismo.

A escolha dos pontos necessita de um diagnóstico do paciente por meio de uma conversa e exame minuciosos, além da elaboração de um prognóstico. Com o estímulo das outras agulhas ou outros pontos de acupuntura é possível obter respostas globais ou específicas no organismo. Estudos mostram que a acupuntura é eficaz no tratamento de várias doenças: como gastrite, problemas cardiovasculares, problemas psíquicos e endócrinos.

Centros de Saúde que oferecem acupuntura:

CS Jardim São Vicente
CS Jardim Anchieta