Centro de Saúde São Quirino promove festa para marcar 25 anos

12/03/2004

Denize Assis

O Centro de Saúde São Quirino, referência para 19,8 mil moradores de bairros da região Leste de Campinas, promove nesta sexta-feira, 12 de março, uma série de atividades para comemorar os 25 anos de funcionamento da unidade. As ações começam às 9h, com aula de ginástica chinesa Lian Gong (diz-se liam cum) para os funcionários.

Durante todo dia haverá palestras, ações educativas e oficinas de beleza com corte de cabelo, manicure e maquiagem, tudo gratuito. Ainda serão instaladas barracas com exposição de artesanato e com material educativo sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids), bingo e números musicais.

Às 18h, acontece o encerramento com presença prefeita Izalene Tiene, da secretária de saúde Maria do Carmo Cabral Carpintéro, e da coordenadora do Distrito de Saúde Leste, Marta Regina Coelho. Também estarão presentes funcionários ativos e inativos.

Neste momento haverá depoimento de funcionários, usuários e integrantes do Conselho Local de Saúde (CLS), com homenagem para funcionários ativos e inativos. Os participantes ainda vão fazer uma atividade "in memorian" para o enfermeiro Luis Carlos Marcelino. A cerimônia terá presença do Padre Paulo e apresentação do Coral Trilhas.

"Comemorar esta data é importante para que possamos resgatar nossa história e apontar avanços e desafios. Também é fundamental para reforçar o vínculo com a comunidade. É um dia festivo, uma oportunidade para lembrarmos a importância da população estar integrada com o serviço público", diz a enfermeira Nicéia de Cássia Aleixo, coordenadora do Centro de Saúde.

Saiba mais. As equipes do Paidéia do Centro de Saúde São Quirino são responsáveis por uma população de 19,8 mil habitantes de 7 bairros e 7 favelas situados na região Leste da cidade. Por mês, cerca de 6,2 mil pessoas procuram pela unidade.

Em 2003, foram realizados 6 mil atendimentos domiciliares incluindo consultas médicas, de enfermagem e de profissionais de nível médio. Também foram feitas 5,9 mil visitas de agentes comunitários de saúde. A principal causa de morte entre a população atendida no local são os vários tipos de câncer e as doenças do aparelho cardiovascular.

O Centro de Saúde São Quirino promove atividades em grupo para idosos, hipertensos e diabéticos e para mulheres sobre prevenção de câncer de colo de útero e de mama. Ainda são promovidas reuniões para atividades manuais, orientação familiar, prevenção de saúde bucal e trabalhos em escolas para orientação e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e Aids (DSTs/AIDS). A unidade também oferece caminhada, passeios públicos e ginástica chinesa Lian Gong.