Centro de Controle de Zoonoses promove feira de adoção de animais

25/03/2004

Denize Assis

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com a Associação Amigos dos Animais de Campinas (AAAC) e Grupo Amigos dos Animais de Rua (GAAR), promove no próximo sábado, 27 de março, na Lagoa do Taquaral, uma grande feira de adoção de animais. O evento, que começa às 9 e termina às 16h, ocorre em frente ao portão 1. Os cães, machos e fêmeas, são todos castrados e foram vermifugados e vacinados. A feira é parte de política do controle da população de cães e gatos desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde.

"Também vamos promover atividades para conscientizar e incentivar as pessoas quanto à posse responsável de animais", diz o médico veterinário Ricardo Conde Alves Rodrigues, coordenador do CCZ. Ele informa que o CCZ é um local permanente de doação de animais e é também posto permanente de vacinação contra a raiva.

Apesar disso, segundo Ricardo, a Secretaria de Saúde promove com freqüência feiras em locais de grande circulação de pessoas. "Nestas circunstâncias conseguimos atingir um público maior. Também aproveitamos para divulgar as atividades desenvolvidas pelo centro", afirma.

Sinantrópica. Paralelo à feira, haverá exposição de morcegos, aranhas, cobras e escorpiões (animais da chamada fauna sinantrópica). O objetivo, segundo Ricardo, é informar a comunidade sobre como proceder e a quem recorrer no caso de encontrar algum destes animais ou se houver infestação. Ainda haverá uma barraca com atividades específicas de dengue já que, no dia, a Secretaria de Saúde promove evento para marcar o Dia D Estadual contra a doença.

Ricardo orienta que os interessados em adotar um animal levem uma coleira, uma guia para poder levar o cão com mais tranqüilidade. O veterinário informa que as equipes do CCZ oferecem todo tipo de suporte técnico para a pessoa que adota o animal. "E este suporte será feito tanto no dia como até posteriormente", diz. A pessoa também deve levar a carteira de identidade. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3245 1219 ou 3245 2268 do Centro de Controle de Zoonoses.

Volta ao índice de notícias