Saúde leva assistência a famílias desabrigadas pela chuva em Campinas

15/03/2005

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas mobilizou equipes da Secretaria Municipal de Saúde para acolher e prestar assistência às 60 famílias do Jardim Paraíso de Viracopos, na Região Sudoeste, desabrigadas pelos alagamentos ocasionados pela chuva forte que atingiu a cidade na madrugada desta terça-feira, dia 15 de março.

Profissionais da Vigilância em Saúde (Visa) Sudoeste e do Centro de Saúde (CS) do Jardim Aeroporto atuam em campo desde as primeiras horas de hoje para avaliar as necessidades da comunidade local. Os trabalhos incluem orientar as pessoas sobre como limpar a residência, informar sobre a necessidade de descartar alimentos e outros itens atingidos pelas águas e distribuir hipoclorito de sódio.

Os técnicos ainda informam sobre o risco de doenças que podem ocorrer com quem teve contato com as águas, quando procurar a equipe de saúde, como evitar acidentes e, se necessário, encaminham moradores para receber a vacina contra tétano e difteria no Centro de Saúde.

Segundo a bióloga Elen Fagundes Telli, coordenadora da Visa Sudoeste, uma das principais ocorrências epidemiológicas após as inundações é o aparecimento de casos de leptospirose, transmitida aos seres humanos pelo contato com água ou lama contaminados pela urina de roedores. "A água contaminada ainda expõe a população a doenças como diarréia e hepatites A", diz a bióloga.

Já o deslocamento de pessoas de suas residências e a estadia temporária em alojamentos e abrigos favorecem a disseminação de doenças respiratórias. "Por isso, as equipes de saúde vão atuar também na Casa da Sopa, para onde os desabrigados foram levados depois que o Córrego Areia Branca, que corta o Jardim Planalto de Viracopos, transbordou", diz a dentista Juliana Nativio, coordenadora do CS Aeroporto.

Segundo o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) o volume de água que atingiu a cidade durante a madrugada desta terça-feira, 15, corresponde a cerca de metade do que normalmente chove no mês de março.