Campinas confirma mais dois casos de dengue

17/03/2005

Denize Assis

Mais dois casos de dengue foram confirmados esta semana pela Secretaria de Saúde de Campinas, o que eleva para 13 o número de ocorrências na cidade em 2005. Do total, três são autóctones – quando a infecção se dá no próprio município – e dez referem-se a moradores que contraíram a doença em outras localidades, portanto são importados.

Imediatamente após as confirmações, a Vigilância em Saúde do município divulgou para todas equipes da rede pública municipal de saúde informe em que ressalta a necessidade do constante alerta nesta época do ano em que as condições - de chuva e calor e grande circulação de pessoas - são favoráveis para a transmissão da dengue.

De acordo com o informe, embora 2005 não esteja se configurando como ano epidêmico, o município não está livre da ocorrência de casos devido aos altos índices de infestação do mosquito. "Além disso, em situações de baixa circulação de vírus, é necessário manter o alerta até para casos não muito típicos", diz a médica sanitarista Naoko da Silveira, da Vigilância em Saúde de Campinas.

O informe também atualiza a situação epidemiológica e cruza dados da doença com dados do índice de Breteaux – que aponta infestação do Aedes aegypti, mosquito que transmite a doença. O objetivo, segundo Naoko, é reforçar a orientação aos profissionais de saúde do município para que estejam atentos a pessoas com febre a esclarecer acompanhada ou não de outro sintoma como dor de cabeça, dor no corpo, mal-estar e exantema (manchas vermelhas na pele).

"É necessário que estes profissionais suspeitem, investiguem e notifiquem imediatamente os casos para que a Vigilância possa ser ágil para desencadear todas as medidas de controle sanitário e ambiental e, assim, evitar surtos", afirma.

Volta ao índice de notícias