Campinas assina convênio que garante R$ 18 milhões para equipar o Ouro verde

12/03/2008

Autor: Denize Assis

O prefeito de Campinas, dr. Hélio de Oliveira Santos, assina na tarde desta terça-feira, 11 de março, em São Paulo, no Departamento de Convênios (Dicon) do Ministério da Saúde, termo de parceria para o repasse de R$ 18.723.056 para aquisição de equipamentos hospitalares para o Hospital Ouro Verde, a ser inaugurado em maio. A transferência dos recursos será feita do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde no exercício de 2008.

Acesso com qualidade. O Hospital Ouro Verde é o mais importante projeto da atual Administração para a melhoria da atenção à saúde da população de Campinas. O investimento para colocar a unidade em funcionamento é de aproximadamente de R$ 60 milhões – R$ 40 em obras e R$ 20 em equipamentos -, sendo R$ 42 mi do Ministério da Saúde e R$ 20 mi da Prefeitura. O custeio será de R$ 4 milhões por mês.

A unidade vai ampliar o atendimento e garantir maior acesso médico-hospitalar no município, beneficiando diretamente cerca de 300 mil habitantes da região oeste do município, que constituem uma população totalmente dependente do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, terá características regionais, o que significa que dará retaguarda aos 19 municípios da região Metropolitana de Campinas onde residem mais de 3,5 milhões de habitantes.

Com uma área de 21 mil metros quadrados, o hospital vai disponibilizar 219 leitos distribuídos em seis unidades de internação nas áreas de Saúde Mental, Reabilitação, Ortopedia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto e infantil. Também vai contar com um centro de captação de órgãos, com o objetivo de capacitar profissionais de todo Brasil na área de transplantes.

A unidade terá, inclusive, uma referência em fisioterapia, para proporcionar seqüência ao tratamento quando necessário. Também vai incorporar o ambulatório e laboratório que funcionam atualmente no Complexo Ouro Verde.

E o Pronto-Socorro do Ouro Verde está sendo adequado à nova planta para ser integrado também ao hospital. Com isto, vai poder atender a casos de maior complexidade, o que vai melhorar a resposta aos casos graves e, conseqüentemente, o sistema de urgência e emergência do município como um todo.

O Hospital Ouro Verde será o segundo hospital municipal de Campinas. A cidade já conta com o Hospital Municipal dr. Mário Gatti.