Saúde mobiliza escola da Vila Teixeira Contra a dengue nesta sexta-feira, 18 de março

17/03/2011

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, promove nesta sexta-feira, dia 18 de março, atividades de informação, educação e mobilização social contra a dengue na Escola Estadual Sofia Welter, na Vila Teixeira, na área de abrangência do Centro de Saúde (CS) Aurélia, região norte da cidade.

A atividade acontece de manhã, a partir das 9h, e à tarde, a partir das 13h30 e será desenvolvida por agentes comunitários de saúde do CS Aurélia, sob coordenação do supervisor de controle ambiental, Ítalo César Ferreira.

Serão apresentadas maquetes com reprodução dos ciclos do mosquito que transmite a dengue, o Aedes aegypti, e com exemplos de criadouros. A equipe vai orientar alunos, professores e outros funcionários da escola sobre sintomas e a necessidade de mudança de hábitos no sentido de prevenir a doença.

Na sexta-feira da próxima semana, dia 25 de março, estudantes e todo corpo docente da escola promovem passeata pelas ruas do bairro para chamar a atenção para a doença e a necessidade de prevenção. A atividade ocorre às 8h30 e às 13h30, com apoio da Sanasa e da Emdec. A Escola Estadual Sofia Welter fica na rua Salvador Lombardi Neto, s/nº.

“O trabalho com as escolas é uma das frentes do Programa de Dengue em Campinas e tem um resultado muito bom porque as crianças, além de serem conscientizadas sobre a questão, se tornam disseminadoras das informações nas suas famílias, entre os vizinhos, na comunidade”, diz Ítalo César.

A área do CS Aurélia tem dois casos confirmados de dengue em 2011. Na região norte são 41 casos. Além das ações nas escolas, nesta região de Campinas, as equipes de combate à dengue promovem diariamente busca ativa de pessoas com sinais suspeitos da doença, ações de remoção e inviabilização de criadouros, bloqueio químico e outras atividades de informação, comunicação e mobilização social.

Segundo o supervisor geral de dengue da Visa Norte, Roberto Ribeiro de Souza, além das ações educativas, equipes da Visa Norte vão desenvolver nas escolas um trabalho para buscar alunos afastados por algum agravo de saúde com o intuito de identificar casos de dengue.

Na próxima semana, segundo informou Roberto, também será promovido bloqueio químico na área de abrangência do CS Santa Mônica. No local, nos próximos dias, equipes vão realizar arrastão para remoção de criadouros e avisar as famílias sobre preparação para a nebulização.

Situação da doença.

No acumulado do ano, até dia 14 de março, foram confirmados 213 casos de pessoas que adoeceram com dengue em Campinas. Entre os casos confirmados, há cinco de dengue com complicação e dois da forma hemorrágica. Todos foram curados.

Volta ao índice de notícias