Secretaria de saúde reforça segurança Com mais guardas nas unidades

15/03/2012

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas vai reforçar a segurança para reduzir o risco de violência nas unidades de saúde. Segundo informou a pasta nesta quinta-feira, dia 15 de março, serão destinados guardas para mais quinze equipamentos. A ampliação no número de postos de segurança atende a reivindicação dos gestores e trabalhadores das unidades e dos conselheiros de saúde.

Ao todo, serão destinados dezessete profissionais distribuídos entre as unidades de saúde de todas as regiões da cidade. Neste momento, serão contemplados os Prontos Atendimentos (PAs) Centro, Anchieta, São José e Campo Grande, a Farmácia Popular do Guanabara e os CSs Taquaral, Santa Odila, Faria lima, Vila Ipê, Barão Geraldo, Santa Rosa, Capivari, São Cristóvão, o almoxarifado da Saúde e a central do Samu/192. Algumas unidades, inclusive, já receberam o novo guarda.

Segundo o diretor municipal de Saúde, Édison Silveira, foram priorizados os serviços de PAs e as unidades que, segundo estudo realizado no segundo semestre do ano passado, se constituíam, naquela ocasião, nas mais vulneráveis.

“Ainda há necessidade de mais pontos de segurança. Estes locais foram apontados como prioritários naquele momento. O panorama atual aponta mais unidades e nós vamos discutir a viabilidade de atender a todos, inclusive os Centros de Saúde Vila União e Santa Bárbara”, disse Édison Silveira.

Além do reforço na segurança, por meio dos guardas, a Secretaria de Saúde vai solicitar o auxílio da Secretaria de Serviços Públicos para manutenção do entorno das unidades com estratégias como a poda de árvores e a roçagem do mato. A iluminação na parte externa das unidades também será revisada.

Mas, o mais importante, segundo Édison Silveira é o trabalho entre gestores, trabalhadores e conselheiros de saúde no sentido de buscar soluções conjuntas e com o apoio da comunidade, conforme diretrizes da Política da Cultura de Paz.

Atualmente, todos os Centros de Saúde desenvolvem projetos nos bairros das suas áreas de abrangência, especialmente em comunidades de vulnerabilidade social. As iniciativas são desenvolvidas por meio das equipes do Programa de Saúde da Família e de outros programas, alguns, inclusive, envolvem outras secretariais municipais. Dessa forma, cada unidade de saúde contribui para o desenvolvimento humano e social dos moradores do entorno, procurando gerar alternativas que melhorem a qualidade de vida.

Parte das unidades também possui, além do guarda, câmeras de segurança e alarme. A ideia é que todas as unidades que estão sendo reformadas ou construídas sejam entregues já equipadas com alarmes e com a iluminação das áreas externas intensificada.