Visa Noroeste prepara equipes para tratar tuberculose

12/04/2005

Denize Assis

A Vigilância em Saúde (Visa) Noroeste da Prefeitura de Campinas promove na próxima quinta-feira, dia 14 de abril, uma nova etapa do Treinamento Básico em Vigilância em Saúde (TBVS), com o objetivo de sensibilizar e capacitar a rede de serviços para tratar a tuberculose. O evento acontece das 8h às 12h, no campus 2 da Pontifícia Universidade Católica (Puc-Campinas), e é voltado a profissionais dos núcleos de saúde coletiva, médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem que atuam nas equipes de referência do Distrito de Saúde Noroeste.

Durante a capacitação, os profissionais vão ser informados sobre a situação da doença em Campinas, especificamente na Região Noroeste, e atualizados em relação ao diagnóstico e tratamento. Segundo o médico sanitarista Rubem Borges Fialho Júnior, da Visa Noroeste, será enfatizado o tratamento supervisionado – aquele em que o profissional de saúde acompanha mais de perto o paciente inclusive assistindo-o tomar a medicação.

Rubem informa que a tuberculose continua sendo um problema de saúde pública muito presente. Em Campinas, em 2004, foram registrados 327 casos novos da doença, numa taxa de incidência de 23,2 por cada grupo de 100 mil habitantes. Houve 9 mortes, segundo preliminares dados da Vigilância em Saúde (Visa) do município. O sucesso do tratamento ficou em torno de 69% e a taxa de abandono foi de 9%.

O sanitarista afirma que o município avançou na luta contra a doença nos últimos anos. Houve melhora na taxa de cura, ampliação da cobertura do tratamento supervisionado e melhora do diagnóstico de co-infecção pelo HIV entre pacientes com tuberculose.

Metas. Mas os desafios ainda são muitos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, e entre as metas estabelecidas pelo município constam fazer busca ativa de casos, ampliar do tratamento supervisionado, diminuir o abandono, melhorar a taxa de cura, ampliar o controle da tuberculose nos presídios e aprimorar o sistema de informações.

"Para alcançar este objetivo, é fundamental a capacitação de pessoal da atenção básica à saúde e o fortalecimento de uma rede competente de diagnóstico e tratamento. E é neste sentido que escolhemos o tema tuberculose para esta etapa do treinamento", diz Rubem.

A tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo paciente ao falar, espirrar ou tossir, por meio das gotas de secreção respiratória que se propagam pelo ar. Causada pelo bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis, a enfermidade pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. O tratamento, que dura seis meses, é fornecido pela rede pública de saúde e não pode ser abandonado em hipótese alguma.

Sinais. O sintoma mais freqüente da tuberculose é a tosse, muitas vezes acompanha de escarro. Também podem surgir febre baixa, geralmente no final da tarde, fraqueza no corpo, perda de apetite, dores no peito e nas costas, suores noturnos e, às vezes, escarro com sangue. A orientação da Secretaria de Saúde para a população é que procure o centro de saúde ao apresentar tosse há mais de três semanas.