Campinas prevê vacinar 69,8 mil idosos na campanha deste ano

13/04/2005

Denize Assis

Um equipe da Secretaria de Saúde de Campinas participa nesta quinta-feira, dia 14 de abril, do II Simpósio Estadual sobre Influenza, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e que é uma preparação para a Campanha de Vacinação do Idoso que ocorre em todo país entre os dias 25 de abril e 6 de maio.

Em 2004, 72,1 mil doses foram aplicadas na população maior de 60 anos em Campinas e a meta deste ano da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar pelo menos 70% da população, um total 69,8 mil pessoas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente a população de Campinas na faixa etária acima de 60 anos é constituída por 99,8 mil habitantes. Além da vacina contra a gripe, os Centros de Saúde vão disponibilizar, para casos específicos, doses contra a pneumonia (anti-pneumocócica) e contra tétano e difteria (dupla adulto). Todas as vacinas são gratuitas.

Durante o simpósio, serão abordados os temas vigilância epidemiológica de influenza no Brasil e plano de contingência, vigilância epidemiológica de influenza no Estado de São Paulo e a experiência do município de São Paulo, influenza aviária, principais indicações da vacina e uso de antivirais e campanha de vacinação.

Complicações. Segundo a enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância em Saúde de Campinas, a gripe e as outras complicações decorrentes dela em pessoas acima de 60 anos são as principais causas de internação e mortalidade na população desta faixa etária, principalmente entre pessoas que já têm seu sistema imunológico comprometido ou mais debilitado.

"É para proteger esta população de complicações mais sérias que o Ministério da Saúde planeja anualmente a campanha de vacinação do idoso", afirma. De acordo com a sanitarista, desde que a campanha foi instituída, houve uma diminuição considerável das internações hospitalares por problemas respiratórios. Dados do Ministério da Saúde apontam que a estratégia reduziu em, pelo menos, 11,7% o número de internações no País. Na região Sudeste, a redução foi de 17%.

Além do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Cuba, Estados Unidos, México e Uruguai são os países americanos que promovem a vacinação anual de idoso contra o vírus influenza.

Volta ao índice de notícias