CS Conceição inicia campanha de prevenção do câncer de próstata na segunda-feira, dia 18

15/04/2005

Denize Assis

O Centro de Saúde Prefeito Antônio da Costa Santos, no Jardim Conceição (região Leste de Campinas), inicia na próxima segunda-feira, dia 18 de abril, mais uma campanha de prevenção do câncer de próstata. Direcionada a homens com idade acima de 50 anos, a campanha vai até dia 6 de maio. Para participar, é necessário morar em algum bairro de abrangência do CS Conceição e agendar consulta, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 21h, na própria unidade que fica na rua dr. Silvino de Godoy, 40.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata mata 7 mil homens por ano e já é a segunda causa de óbitos no público masculino, sendo superado apenas pelo câncer de pulmão. Em Campinas, segundo dados da Vigilância em Saúde, de 2000 a 2004, foram registradas 304 mortes em decorrência deste tipo de câncer.

No entanto, segundo a enfermeira Maria Cristina Silva, da equipe Vermelha do CS Conceição, apesar da gravidade do problema, os homens ainda não incorporaram o costume de realizar o exame preventivo que é disponibilizado na rotina de todos os centros de saúde de Campinas em qualquer época do ano. Por isso, desde 2003, o CS Conceição tem realizado campanhas anuais.

Segundo Cristina, nos períodos normais de atendimento, a procura pelo exame preventivo na unidade é baixa. No primeiro ano da campanha, a demanda também foi pequena, bem abaixo da expectativa, mas em 2004 já foi notado um aumento. "Nosso objetivo, na campanha, é conscientizar as pessoas sobre o câncer de próstata, alertar sobre os sinais e sintomas, maneiras de prevenção e informar sobre o que o centro de saúde oferece", diz a enfermeira.

De acordo com Cristina, para estimular os usuários do CS a participar da campanha, durante todo o mês de abril, cartazes estarão espalhados na comunidade. Os agentes comunitários de saúde também já iniciaram a divulgação durante suas ações em campo. As pessoas que normalmente utilizam o CS estão sendo informadas para avisar nas suas casas, no seu bairro, na igreja e em outros locais sobre a campanha e a importância do exame de prevenção.

Sintomas. Os principais sintomas do câncer de próstata são o hábito de levantar várias vezes à noite para urinar, dificuldades no ato de urinar e dor na micção.

O diagnóstico do câncer de próstata é feito pelo exame clínico – toque retal – e pelo resultado do exame de sangue – pela dosagem do antígeno prostático específico conhecido como PSA -, que podem sugerir a existência da doença e indicarem a realização de ultra-sonografia pélvica. Esta ultra-sonografia, por sua vez, poderá mostrar a necessidade de se realizar a biopsia prostática transretal.

Durante a campanha no CS Conceição, no dia da consulta, o paciente conversa com o médico generalista Fábio Bittercourt Contibelli, que avalia a necessidade do exame clínico e do exame de sangue. Todos os procedimentos são gratuitos. Se for diagnosticado algum caso, a pessoa é encaminhada para tratamento, que também é gratuito.

Volta ao índice de notícias