Secretário de Saúde participa de mesa que discute desafios para a construção do SUS

19/04/2005

Denize Assis

O Secretário de Saúde de Campinas, Gilberto Luiz Moraes Selber, participou na tarde desta terça-feira, dia 19 de abril, da mesa redonda Repensando a saúde na cidade: desafios para a construção do SUS. O evento aconteceu no auditório da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e teve também a participação dos secretários municipais de saúde de Sumaré, Roberto Marden, e de Fortaleza, Luiz Odorico Monteiro de Andrade, e coordenação do médico sanitarista Gastão Wagner, professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

O encontro, promovido pelo Fórum Permanente e Interdisciplinar de Saúde da FCM/Unicamp, teve ainda a mesa temática Atenção à Saúde: o público e o privado na construção do SUS, da qual participaram os presidentes da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Buss, do Instituto Nacional do Câncer, José Gomes Temporão, e a presidente do Instituto Boldrini, Sílvia Brandalise. Após as mesas houve debate com plenário.

Selber relatou, durante 30 minutos, a situação em que encontrou a Secretaria Municipal de Saúde, principais desafios, providências adotadas e resultados nos primeiros três meses de governo. "Primeiramente, fizemos um diagnóstico da rede pública municipal de saúde e o planejamento das ações para a política do setor. Neste período, foram detectadas falhas, principalmente relacionadas ao processo de gestão, e desencadeadas ações para corrigir as distorções", disse.

Segundo Selber, todo o processo foi elaborado à luz do Sistema Único de Saúde e do projeto de governo da atual gestão. "O objetivo é fazer uma gestão profissional, otimizando os recursos existentes e buscando recursos, sempre visando a consolidação do SUS para que ele seja respeitado não somente fora de Campinas mas também e principalmente pelos nossos usuários".