Ato público na praça e mesa redonda marcam Dia Mundial pela Saúde do Trabalhador em Campinas

27/04/2005

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST), vai marcar o Dia Mundial para Segurança e Saúde do Trabalhador - em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes do Trabalho, em 28 de abril, com um ato público na Praça da Catedral, das 9h às 12h, e uma mesa redonda com o tema Acidentes Industriais Ampliados, no plenário da Câmara Municipal, das 19h às 22h.

A comemoração da data integra a série de atividades da III Semana Municipal de Prevenção ao Acidente de Trabalho, que acontece até sexta-feira em Campinas e foi organizada pelo CRST, Emdec, Fundacentro, sindicatos dos Rodoviários, dos Químicos e dos Servidores, Ex-trabalhadores da Shell/Basf, Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Gabinete Participativo do vereador Ângelo Barreto. A Semana foi instituída pela lei municipal 11.155/02, regulamentada pelo decreto 14.727/04.

O objetivo do Dia Mundial para Segurança e Saúde do Trabalhador e desta Semana Municipal, segundo a fonoaudióloga Andréa Marques Tavares, coordenadora do CRST, é conscientizar profissionais de saúde, trabalhadores e a sociedade em geral para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. "A idéia é aproveitar a ocasião para refletir, discutir e compartilhar experiências no sentido de proporcionar ambientes e condições de trabalho saudáveis e seguras, prevenir doenças e acidentes e divulgar locais de atendimento", afirma Andréa.

O Dia Mundial para Segurança e Saúde do Trabalhador é celebrado em 28 de abril porque nesta data, em 1969, 78 mineiros morreram vítimas de uma explosão na mina de Farmington, nos Estados Unidos. Vários países incorporaram a data no calendário nacional, incluindo o Brasil.

Estatísticas. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), todos os anos morrem no mundo entre 1,9 e 2,3 milhões de pessoas por acidente de trabalho, sendo que 12 mil são crianças. No Brasil, em 2002, foram registrados 387.905 casos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, com 2.898 mortes e mais de 15 mil casos de incapacidade permanente. No estado de São Paulo, a estimativa é de 1 trabalhador morto no exercício do trabalho a cada hora e meia.

A Secretaria de Saúde de Campinas não dispõe de dados sobre acidentes de trabalho. Em relação às ‘doenças profissionais’, segundo informações CRST, as Lesões por Esforços Repetitivos - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Ler-Dort) são as mais freqüentes na cidade. De 1990 até dezembro de 2004, a unidade fez o diagnóstico de 14,2 mil pessoas com doenças provenientes do trabalho. Deste total, 85% estavam com Ler-Dort. Em 2004, mais de 70% das 5,8 mil consultas médicas realizadas pelo serviço foram para pacientes acometidos por Ler-Dort.

Saiba sobre o CRST. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador existe desde 1987 e presta assistência aos trabalhadores do setor formal e informal com problemas de saúde relacionados ao trabalho. Também promove atividades de vigilância em saúde e articula ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores com doenças do trabalho. Além disso, desenvolve a capacitação e formação de recursos humanos para a disseminação da cultura da saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS).

O CRST fica na avenida Faria Lima , 680, Parque Itália, e funciona das 8h às 17h. A unidade, mantida com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), é referência também para outros municípios e conta com Conselho Local de Saúde (CLS). Os telefones do serviço são 3272-1292 e 3272-8025.