Seminário discute a prevenção a acidentes na construção civil

25/04/2006

Os avanços e os desafios da Norma Regulamentadora nº 18 na construção civil é o tema da mesa redonda que será realizada nesta quarta-feira, 26, a partir das 08h30, durante a IV Semana Municipal de Prevenção ao Acidente do Trabalho de Campinas. O debate terá a participação de Jófilo Moreira Lima, da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho), além de representantes do sindicato da construção civil, e do Comitê Permanente Regional (CPR) da industria da construção civil.

A semana de prevenção de acidentes começou na última segunda-feira, com a apresentação das resoluções da III Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador. De acordo com a coordenadora do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde, Andréa Marques Tavares, o objetivo é conscientizar os trabalhadores e a sociedade dos riscos nos locais de trabalho e no meio ambiente.

Os eventos são realizados no auditório do Ceprocamp (Centro de Educação Profissionalizante de Campinas Antônio da Costa Santos), e nesta quarta-feira será das 08h30 às 13h00.

A campanha é organizada pela Fundacentro, Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, entre outros.

Na próxima sexta-feira, dia 28, é comemorado o Dia Nacional e Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. No Brasil, os dados revelam que morrem por ano cerca de três mil trabalhadores – uma morte a cada duas horas de trabalho – e outros 300 mil se acidentam – três acidentes a cada minuto- trabalhando.

Dados da Dataprev indicam que em 2004 ocorreram 7.405 amputações de mãos entre os cerca de 23 milhões de segurados do Seguro de Acidentes do Trabalho, que representam menos de um terço da população economicamente ativa, estimada hoje em 83 milhões de trabalhadores.

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho – OIT - adotou o 28 de abril como o dia oficial da segurança e saúde nos locais de trabalho. No Brasil, em maio de 2005, foi instituído o dia 28 como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela lei nº 11.121/2005.

Programe-se:

Dia 26/04/06

Horário: 8:30 - 13:00 h

Mesa Redonda: Construção Civil- Avanços e Desafios da NR-18 - Jófilo Moreira Lima (Fundacentro), Sindicato da Construção Civil, Coordenador do CPR Campinas.

Dia 28/04/06

Dia Nacional e mundial em homenagem às vítimas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

Horário: 8:30 - 13:00 h

Mesa redonda: Acidentalidade nos Transportes: o caso dos Motoboys - Secretaria de Saúde (COVISA/CRST), EMDEC, Sindimoto, Sindicamp, Fundacentro, Vereador Sérgio Benassi.

14 h: Ato em São Paulo (escadaria do Teatro Municipal de São Paulo) – Praça Ramos de Azevedo