Campanha de vacinação contra a gripe tem início no próximo sábado, dia 25 de abril

22/04/2009

Autor: Bruno Sgambato

Começa no próximo dia 25 de abril, sábado, a 12ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, cuja meta é vacinar 80% da população acima de 60 anos no Município contra a gripe do tipo influenza. Em 2008, a vacinação atingiu 76,19% da população alvo em Campinas, o que corresponde a 79,56 mil doses aplicadas. Hoje, a população com idade acima de 60 anos está estimada em 127.907 mil habitantes.

Ao todo serão 900 profissionais de Saúde espalhados em 225 postos de vacinação, sendo 107 fixos e 118 volantes. A vacina será aplicada também em pacientes institucionalizados e acamados. Nos acamados a vacinação poderá ser feita na própria residência, para isto, no entanto, é necessário que o paciente seja cadastrado em algum Centro de Saúde.

De acordo com a coordenadora da campanha no município e enfermeira sanitarista da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Maria do Carmo Ferreira, a vacinação é importante uma vez que também previne complicações, internações, pneumonias e até óbitos decorrentes da gripe.

Estudos nacionais e internacionais mostram que a vacina contra influenza reduz mais de 50% das doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Além disso, estudos apontam que há queda de pelo menos 31% nas mortes hospitalares por pneumonia e influenza (gripe) e de cerca de 50% das mortes hospitalares relacionadas às doenças respiratórias. Quanto aos óbitos entre idosos, por diversas causas, o percentual de queda varia entre 27% e 30%.

Gripe x resfriado

Segundo Maria do Carmo, existe uma certa resistência à vacina por parte de algumas pessoas, por acharem que ela provoca a gripe. "É importante entender que esta vacina previne contra a gripe provocada pelo vírus influenza e não contra outros vírus que podem causar, por exemplo, o resfriado. Gripe e resfriado são coisas diferentes", explicou.

A enfermeira disse ainda que pode ocorrer de uma pessoa vacinada ficar resfriada, porém nada tem a ver com a vacina. "É importante reforçar que a vacina é segura. Já são 12 anos de campanha e não há nenhum registro de reações graves", completou.

A gripe é considerada uma das doenças infecciosas que mais preocupam as autoridades sanitárias no Brasil e no mundo. Sua forma e a gravidade variam muito. Seus principais sintomas são febre, calafrios e mal estar generalizado, freqüentes nos primeiros dias. A rinite e a faringite também podem ocorrer. Quando os sintomas iniciais diminuem, aparecem problemas respiratórios, como dor de garganta, tosse seca, coriza e congestão nasal. Os sintomas de um resfriado são semelhantes ao de uma gripe, porém bem mais leves.

Volta ao índice de notícias