Workshop discute fixação segura de cateter venoso

29/04/2009

Autor: Laura Gonçalves

Mais de 150 profissionais de enfermagem do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG) participaram na manhã desta quarta-feira, dia 29 de abril, do I Workshop de ‘Fixação Segura de Cateter Venoso Central e Periférico’. O evento marcou a importância da conscientização das normas da Infusion Nurse Society e a implantação do protocolo de fixação segura de cateter no hospital.

Durante a abertura do encontro, o diretor Técnico do HMMG Dr. Walmir Cândido de Oliveira falou da importância da qualificação profissional para o sucesso na instalação de cateteres. “Nos meus 28 anos de profissão já presenciei muitas situações desconfortáveis com esse procedimento e este tipo de evento soma mais qualidade ao nosso atendimento”, frisou.

“Está é mais uma capacitação da equipe de enfermagem no cuidado em terapia intravenosa, visando a melhoria na qualidade e segurança do paciente. Precisamos discutir juntos o uso de cada material para oferecer o nosso melhor”, falou a coordenadora da Clínica Cirúrgica, Wilmara Ribeiro.

O especialista em Terapia Intravenosa da 3M, Cândido Freitas, que ministrou a palestra, ressaltou que no Brasil a prática da enfermagem na fixação de cateter periférico não está dentro da recomendada pelas normas. “É preciso levantar questionamentos, pois este conceito não é discutido e valorizado, e isto causa problemas como aumento no tempo de internação do paciente e elevação de custos”, finalizou.

Durante o Workshop, foram debatidos os temas ‘Cobertura de Cateteres’, ‘Recomendações da Infusion Nurse Society’, ‘Recomendações da CDC’, ‘Protocolo de Fixação Segura’ e ‘Complicações Associadas à Perda de Cateter’.

Volta ao índice de notícias