Segunda etapa da campanha de vacinação contra H1N1 é prorrogada

01/04/2010

Autor: Denize Assis

Por orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Campinas irá prorrogar a vacinação de grávidas, doentes crônicos (exceto idosos) e crianças de seis meses e menores de dois anos contra a gripe H1N1 até o dia 23 de abril. Em virtude do feriado desta sexta-feira, dia 2 de abril, a segunda etapa, que terminaria amanhã, deverá continuar ao longo da próxima fase, que começa na segunda-feira, dia 5, e imunizará também os jovens saudáveis entre 20 e 29 anos.

Até agora, em Campinas, foram vacinadas 67.713 pessoas, sendo 25.713 trabalhadores da Saúde (81% desta população); 6.129 gestantes (42%); 22.491 doentes crônicos (30%); e 13.549 crianças de 6 meses a dois anos (61,8%).

“Consideramos que houve uma boa adesão. Mesmo assim, restam muitas pessoas dos públicos-alvo a serem vacinadas e é importante que elas procurem logo os centros de saúde, antes do início dos meses mais frios. Os grupos prioritários são aqueles que têm o maior risco de desenvolver formas graves da doença e de morrer. Portanto, é importante que eles se protejam logo”, diz a enfermeira sanitarista Maria Alice Sato, da Vigilância em Saúde de Campinas.

Para ser vacinado, é preciso ir a um dos centros de saúde do município. Quem tiver, deve levar a carteira de vacinas. No caso das gestantes, é importante levar o cartão de pré-natal. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar gravidez ou doença crônica.

Todas as grávidas, independentemente do período de gestação, devem se vacinar. As mulheres que engravidarem após o fim dessa etapa poderão se imunizar nas fases seguintes.

Na vacinação das crianças, pais e responsáveis devem levar aos locais de imunização apenas os bebês que já completaram seis meses de idade e os menores de dois anos. É muito importante levar o cartão de vacinação das crianças. Elas receberão uma dose dividida em duas vezes. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira. A criança que completar seis meses até o final da campanha, em maio, poderá ser vacinada normalmente nas outras fases.

Em relação aos doentes crônicos, devem procurar os postos de vacinação pessoas com menos de 60 anos que têm problemas sérios de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para aids e câncer ou os chamados grandes obesos (veja lista abaixo). Aqueles que serão vacinados devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuírem.

Os idosos com doenças crônicas devem aguardar. A população com mais de 60 anos terá uma etapa exclusiva, entre os dias 24 de abril e 7 de maio, juntamente com a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra gripe comum. Nesse período, todos os idosos serão imunizados contra a gripe comum, como acontece todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, serão vacinados também contra a gripe pandêmica. Assim, o idoso só precisará ir ao local de vacinação uma única vez.

Adultos jovens.

Na segunda-feira, dia 5 de abril, começam a ser vacinados os jovens saudáveis entre 20 e 29 anos. Em Campinas, o público-alvo desse grupo é formado por 201.882 pessoas. Essa faixa etária foi a que teve o maior número proporcional de casos de doença respiratória grave causada pelo novo vírus no ano passado: 24% do total de 44.544 casos, em todo o país. O grupo também concentrou 20% das mortes ocorridas em 2009 (ao todo, foram 2.051).

Etapas.

A estratégia de vacinação contra a influenza pandêmica foi dividida em cinco etapas, para públicos específicos (veja cronograma abaixo).

Os grupos prioritários foram definidos levando em conta as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os dados epidemiológicos observados na primeira onda da pandemia no Brasil e a experiência dos países do Hemisfério Norte.

A OMS recomendou a imunização de quatro grupos: trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas. O governo brasileiro ampliou a vacinação para outros três grupos: crianças de seis meses a menos de dois anos e adultos de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos.

Doenças crônicas para vacinação.

Os pacientes devem consultar o médico antes de tomar a vacina para esclarecer dúvidas e receber orientações

  • Pessoas com grande obesidade (Grau III), incluídas atualmente nos seguintes parâmetros:
  • crianças com idade igual ou maior que 10 anos com índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 25;
  • criança e adolescente com idade maior de 10 anos e menor de 18 anos com IMC igual ou maior que 35;
  • adolescentes e adultos com idade igual ou maior que 18 anos, com IMC maior de 40
  • Indivíduos com doença respiratória crônica desde a infância (ex: fibrose cística, displasia broncopulmonar)
  • Indivíduos asmáticos (portadores das formas graves, conforme definições do protocolo da Sociedade Brasileira de Pneumologia)
  • Indivíduos com doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (ex: distrofia neuromuscular)
  • Pessoas com imunodepressão por uso de medicação ou relacionada às doenças crônicas
  • Pessoas com diabetes
  • Pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras doenças respiratórias crônicas com insuficiência respiratória crônica (ex: fibrose pulmonar, sequelas de tuberculose, pneumoconioses)
  • Pessoas com doença hepática: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral
  • Pessoas com doença renal: insuficiência renal crônica, principalmente em doentes em diálise
  • Pessoas com doença hematológica: hemoglobinopatias
  • Pessoas com terapêutica contínua com salicilatos, especialmente indivíduos com idade igual ou menor que 18 anos (ex: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki)
  • Pessoas portadoras da síndrome clínica de insuficiência cardíaca
  • Pessoas portadoras de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica:
  • Hipertensão arterial pulmonar
  • Valvulopatia
  • Pessoas com cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular (fração de ejeção do ventrículo esquerdo [FEVE] menor do que 0.40)
  • Pessoa com cardiopatia hipertensiva com disfunção ventricular [FEVE] menor do que 0.40
  • Pessoa com cardiopatias congênitas cianóticas
  • Pessoas com cardiopatias congênitas acianóticas, não corrigidas cirurgicamente ou por intervenção percutânea
  • Pessoas com miocardiopatias (Dilatada, Hipertrófica ou Restritiva)
  • Pessoas com pericardiopatias.

Grupos Prioritários Data da vacinação
Trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia 08/03 a 19/03
Indígenas

Gestantes

(mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha)

22/03 a 02/04
Doentes crônicos – vejalista abaixo (Idosos com doenças crônicas serão vacinados em data diferente, durante a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal.) 22/03 a 02/04
Crianças de seis meses a menores de dois anos 22/03 a 02/04
População de 20 a 29 anos 05/04 a 23/04

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO DO IDOSO

Pessoas com mais de 60 anos vacinam contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a gripe pandêmica.

24/04 a 07/05
População de 30 a 39 anos 10/05 a 21/05

Volta ao índice de notícias