Campinas inicia vacinação contra nova gripe nos idosos no sábado

22/04/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Neste sábado, 24 de abril, todos os Centros de Saúde de Campinas vão ficar abertos das 8h às 17h para o início da etapa da Campanha de Vacinação contra H1N1 em idosos com doenças crônicas. É importante que a pessoa leve a carteira de vacinas, se possuir. Quem não tiver, receberá uma no dia. Não será exigido documento para comprovação da doença crônica.

Neste dia, iria começar também a vacinação contra a influenza sazonal em maiores de 60 anos. No entanto, o início desta campanha foi adiado para o dia 8 de maio, seguindo até 21 de maio. O motivo é o atraso do Instituto Butantan na entrega de parte das vacinas.

Importante reforçar que os idosos que fizerem a opção de se vacinar no sábado terão de voltar aos Centros de Saúde mais uma vez para tomar a vacina da gripe comum, entre 8 e 21 de maio. Aqueles que optarem por aguardar até 8 de maio poderão tomar as duas vacinas de uma única vez. A mudança nas datas não prejudica a saúde dos idosos.

Também poderão ser vacinados no sábado, dia 24, todos os convocados nas etapas anteriores que ainda não tomaram sua dose, o que inclui gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos - que já iniciam a segunda dose -, doentes crônicos e jovens saudáveis de 20 a 29 anos, além de trabalhadores da área de saúde que atuam no enfrentamento da epidemia de H1N1.

A Secretaria de Saúde de Campinas chama a atenção para as gestantes e jovens entre 20 e 29 anos, grupos nos quais a cobertura vacinal está abaixo das expectativas. Balanço da vacinação em Campinas divulgado nesta quinta-feira, dia 22, mostra que 8.728 gestantes, que representa 61% da meta para esse grupo, já foram imunizadas. Da mesma forma, no caso dos adultos de 20 a 29 anos a cobertura em Campinas atinge 71,4%, com 132.507 de doses aplicadas.

Dados da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Campinas revelam que a campanha teve mais avanço nos grupos das crianças menores de dois anos e dos trabalhadores da área da saúde. Na faixa das crianças foram 21.023 doses e 98% de cobertura na cidade. Mais positivos, ainda, são os dados da cobertura no grupo de portadores de doenças crônicas até 59 anos, que contabilizam 58.328 pessoas imunizadas, o que representa um público maior do que o inicialmente previsto pela Secretaria de Saúde de Campinas. Na faixa dos trabalhadores da área da Saúde a porcentagem chega a 94,6%, com 29.343 vacinas aplicadas até agora.

Volta ao índice de notícias