Câmara de prefeitos da RMC vai propor ações e definir recursos na área da saúde

02/04/2011

Autor: Denize Assis

Medida foi anunciada na noite desta sexta-feira, 1º de abril, pelo prefeito de Campinas, dr. Hélio de Oliveira Santos, após reunião com ministro Alexandre Padilha

O prefeito de Campinas dr. Hélio de Oliveira Santos anunciou na noite desta sexta-feira, dia 1º de abril, a constituição de uma câmara de prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que vai deliberar sobre os principais desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) na região e propor ações e definir recursos junto ao Ministério da Saúde para a solução dos problemas.

A câmara foi formada durante reunião no 4º andar da Prefeitura de Campinas entre o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o prefeito dr. Hélio e prefeitos e vice-prefeitos dos 19 municípios que compõem a RMC.

Entre os principais temas a serem discutidos constam o controle da dengue, o enfrentamento ao crack e a ampliação e fortalecimento da área de urgência e emergência.

“Trata-se de uma câmara de prefeitos que, em contato com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, passa a ter uma prática efetiva na busca de soluções dos principais problemas que afetam a área da saúde na RMC Campinas. Isso inclui discutir políticas e buscar verbas”, disse dr. Hélio.

A câmara de prefeitos para assuntos de saúde deve agendar uma reunião o mais breve possível para discutir as primeiras ações que serão apresentadas ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, numa próxima visita a Campinas, prevista para ocorrer em torno de 40 dias.

“Estamos numa região de muita conurbação e temos que ter um entendimento metropolitano dos problemas e buscar soluções conjuntas”, afirmou o prefeito de Campinas.

Dr. Hélio adiantou que uma das reivindicações a serem apresentadas refere-se à necessidade de recursos para a contratação de mais agentes para atuar no controle da dengue.

Ministro. O Ministro Alexandre Padilha esteve em Campinas para uma série de compromissos, entre os quais uma aula magna na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da qual foi aluno. O ministro foi homenageado pela universidade, conversou com os alunos e destacou que o Brasil vive um novo momento na área de saúde.

Após deixar a Unicamp, Alexandre Padilha se encontrou com dr. Hélio e outros prefeitos da RMC na Prefeitura de Campinas. Antes de ser recebido pelos gestores municipais, o ministro concedeu entrevista coletiva à imprensa e destacou a importância das regiões metropolitanas buscarem soluções conjuntas. Ele destacou a especificidade da RMC por ser tão conurbada e possuir hospitais e outros serviços de saúde de referência.

“Uma grande preocupação do Ministério atualmente é a área de urgência e emergência. Outro tema é o programa Rede Cegonha, prioridade do Ministério da Saúde em relação à saúde materno-infantil. Além disso, outro assunto é o fortalecimento das políticas de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de colo de útero e de mama”, afirmou.

Alexandre Padilha disse que a RMC é prioritária para o Ministério da Saúde. “Se os prefeitos fizerem projetos, a partir de diagnósticos bem feitos, que mostrem não só as obras, mas a capacidade de fazer gestão, certamente o Ministério vai poder investir bastante”, disse.

Neste sábado, às 11h, o ministro será recebido novamente no 4º andar da Prefeitura de Campinas pelo Prefeito dr. Hélio, o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva e diretores e coordenadores das diversas áreas da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. Antes, às 10h, ele participa das comemorações dos 25 anos da Fundação Síndrome de Down de Campinas.