Saúde Integrativa promove ações no Parque das Águas Para marcar Dia Mundial da Atividade Física

05/03/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

Nesta quarta-feira, dia 6, no Parque das Águas, no Bairro jambeiro, o Departamento de Saúde Integrativa da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, promove uma séria de atividades alusivas à Semana Mundial da Atividade Física, comemorada de 4 a 10 de abril. O evento também faz parte do Dia Internacional da Saúde, celebrado no dia 7 de abril.

Para comemorar a Semana Mundial da Atividade Física e o Dia Internacional da Saúde a Saúde Integrativa vai contar com o apoio de três secretarias municipais, Saúde, Esporte e Lazer e Cidadania, Assistência e Inclusão Social.

William Hyppolito Ferreira, coordenador da área de Saúde Integrativa da Secretaria Municipal de Saúde, informa o Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Já a Semana Mundial da Atividade Física faz parte do Programa Agita São Paulo que foi criado para combater o sedentarismo, incentivar a prática de atividades físicas, bem como conscientizar sobre os benefícios de um estilo de vida ativo e saudável.

William Hyppolito Ferreira explica que durante a Semana de Atividade Física, nas unidades básicas de saúde, será incentivada a participação das pessoas nos Grupos de Práticas Corporais. Nesta quarta, no Parque das Águas, serão realizadas diversas atividades físicas como chikung para a terceira idade, relaxamento, movimento vital expressivo, caminhadas, lian gong e outros exercícios.

Segundo William, todas as atividades físicas serão acompanhadas por professores de Educação Física. Monitores e profissionais de saúde. No seu entender, é uma boa oportunidade para a população conhecer as práticas integrativas, abandonar hábitos sedentários e valorizar os exercícios físicos que, comprovadamente, previnem doenças e melhoram a qualidade de vida.

Ele ressalta que a ampliação das práticas integrativas no SUS segue uma determinação do Ministério da Saúde. “A utilização da medicina não convencional no SUS objetiva a prevenção de agravos na saúde, ajuda na recuperação dos usuários e propõe, ainda, o cuidado continuado, humanizado e integral na saúde, com ênfase na atenção básica”.

Corpo em Movimento

Dentro do Programa Corpo em Movimento, também são oferecidas, na maioria das unidades de saúde, aulas de ginástica chinesa Lian Gong (lê-se liam cum) - que também integra o arsenal da medicina tradicional chinesa e serve de controle e prevenção de dores crônicas e lesões osteomuculares -, Atualização Terapêutica, Consciência Corporal, Yoga e Movimento Vital Expressivo.

O projeto Corpo em Movimento de Campinas foi selecionado em 2006 pelo Ministério da Saúde entre os melhores trabalhos de incentivo à vigilância e prevenção de doenças e agravos não transmissíveis desenvolvidos no Brasil, com ênfase em ações relacionadas às práticas corporais e atividade física.

Com o prêmio, o Ministério destinou um incentivo financeiro que está foi investido no fortalecimento do projeto, por meio de ampliação das técnicas disponibilizadas dentro do programa para a qualificação dos profissionais, recursos materiais e pesquisas.

Mais recentemente, a Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com a Secretaria de Esportes, instituiu o ‘Caminhar para a Saúde’. Trata-se de um programa que promove atividades físicas regulares, principalmente caminhadas, durante cinco dias por semana, por um período de pelo menos 30 minutos por dia e que está sendo desenvolvido inicialmente com idosos em todos os centros de saúde da rede pública municipal.