Saúde Bucal realiza campanha durante vacinação contra gripe

18/04/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

Por meio de sua Área Técnica de Saúde Bucal, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas promove, no período de 25 de abril a 7 maio, a 10ª Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal. A ação acontece durante a Campanha de Vacinação Contra a Influenza para pessoas de 60 anos ou mais, gestantes e crianças de 6 meses a menos de 2 anos.

Dentistas da Rede Municipal de Saúde de Campinas, bem como seus respectivos auxiliares, participam nesta terça-feira, 19 de abril, das 8h ao meio-dia, na sede da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC), de um programa de capacitação com foco nos procedimentos médicos indicados para a campanha. Participarão do curso, ainda, cirurgiões dentistas que integram a Divisão Regional de Saúde de Campinas (DRS 7).

Conforme detalha o cirurgião dentista Isamu Murakami, coordenador da Área Técnica de Saúde Bucal do Departamento de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, essa capacitação dará ênfase às principais lesões que afetam os tecidos moles da cavidade oral, como língua, gengiva e bochecha, além de técnicas de diagnóstico.

Organizada em âmbito estadual pela Secretaria de Estado da Saúde e Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP), a campanha foi planejada de modo a envolver, principalmente, a população com idade acima de 60 anos. Os usuários dessa faixa de idade serão convidados a fazer o exame clínico nos tecidos moles da boca, como língua, lábio e bochecha.

Isamu Murakami explica que os casos diagnosticados com lesões serão encaminhados para tratamento nas próprias unidades de saúde. Na eventualidade de algum exame apresentar suspeita de malignidade, o paciente será encaminhado para as referências especializadas junto aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) do Ouro Verde e do Florence, além da Clínica de Diagnóstico Bucal da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC). Os exames e tratamentos são gratuitos.

Isamu lembra que, assim como em 2010, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) apoiará a iniciativa com a doação de 15 mil folders sobre “Cuidados preventivos e como realizar auto exames”. Esse material educativo será utilizado durante as ações preventivas e distribuído aos participantes.

Em 2010 foram examinados 20.172 usuários, sendo que desse total 18.998 apresentaram normalidade e o restante 1.174, que representa 5,8% dos examinados, apresentaram algum tipo de alteração, que foram encaminhados para algum tipo de tratamento.