Campanha contra a gripe começa na segunda-feira, dia 25 de abril

18/04/2011

Autor: Denize Assis

Conjuntamente, nos 63 centros de saúde de Campinas ocorre a10ª Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal, voltada ao público acima de 60 anos

A Secretaria de Saúde de Campinas inicia na próxima segunda-feira, dia 25 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir deste ano, além de idosos e populações indígenas, atendidos desde 1998 em Campinas e desde 1999 no Brasil, serão imunizadas crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais dos serviços de saúde. A vacina a ser aplicada protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1).

Junto com a Campanha de Vacinação contra a Influenza, também acontece a 10ª Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal, coordenada pela Área Técnica de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. A iniciativa foi planejada de modo a envolver, principalmente, a população com idade acima de 60 anos, o segmento mais vulnerável a este tipo de neoplasia.

A 14ª Campanha de Vacinação de Campinas e a 10ª Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal acontecerão até 13 de maio nos 63 centros de saúde em todo o município. No sábado seguinte ao início da campanha, 30 de abril, ocorrerá o Dia de Mobilização Nacional para estimular a ida da população aos pontos de imunização. Na oportunidade, serão mobilizados mais de 1,1 mil servidores em 230 postos de vacinação, fixos e volantes, incluindo os CSs que estarão abertos das 8h às 17h. A meta durante toda Campanha é vacinar cerca de 200 mil campineiros. No Brasil, devem ser atingidos mais de 23,8 milhões de pessoas.

“O Ministério da Saúde incluiu três grupos importantes na campanha de 2011. Isso representa um ganho importante. Vamos trabalhar para sensibilizar e informar a população, principalmente esse novo público, para que procurem os centros de saúde durante a campanha, tomem a vacina e façam o exame preventivo da boca”, afirmou o secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva.

A ampliação do público da campanha foi definida pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, com base em estudos epidemiológicos e observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da influenza.

As complicações da influenza, como pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão, são mais comuns nesses grupos - idosos e crianças com idade entre seis meses e dois anos, além das gestantes, que também são muito vulneráveis. Neste caso, a principal forma de prevenção é a vacinação.

“A vacina é segura e traz muitos benefícios”, informa a enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância em Saúde de Campinas. Maria do Carmo também esclarece uma dúvida comum da população: “É impossível pegar gripe pela vacina, como algumas pessoas costumam afirmar. O vírus usado nesta vacina é inativado”.

Crianças. Para os adultos, a vacina contra a gripe consiste numa única dose. Já em relação às crianças, o esquema inclui duas doses, sendo que a segunda deve ser tomada 30 dias após a primeira. Todos devem tomar, mesmo quem já foi vacinado contra H1N1 em 2010.

Segundo o Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem contribuído, ao longo dos anos, para a prevenção da gripe e suas complicações, além de causar um impacto importante na redução das internações hospitalares, óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

Na população com mais de 60, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de acordo com o Ministério. Entre os residentes em casas de repousos e/ou asilos, a redução na mortalidade chega a 60%.

Para a realização da campanha, o Ministério da Saúde distribuiu cerca de 33 milhões de doses da vacina contra a influenza, ao custo de R$ 229 milhões. Em Campinas, as doses já foram distribuídas para as unidades de saúde.

Serviço.

Quem será vacinado

Toda a população de 60 anos ou mais; a população indígena (acima de 6 meses de vida); crianças com idade entre seis meses e dois anos; gestantes; e profissionais dos serviços de saúde; além de pessoas com doenças crônicas.

Quem deve fazer o exame de prevenção do câncer de boca

A campanha é direcionada ao público com mais de 60 anos. No entanto, se algum adulto tiver interesse, o exame será realizado.

Números da Campanha

População com mais de 60 anos: 127.907

Profissionais dos serviços de saúde: 31.700

Crianças entre 6 meses e dois anos: 22.380

Gestantes: 14.920

População esperada para exames de boca: 25 mil

Volta ao índice de notícias