Mobilização na praça marca Dia de combate a hipertensão

26/04/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

Nesta terça-feira, 26 de abril, na Praça Rui Barbosa, no Centro de Campinas, atrás da Catedral, das 8h às 12h, a Secretaria Municipal de Saúde promove uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Serão realizadas atividades físicas, aferição de pressão arterial e distribuição de material educativo. Também está programada uma caminhada da Praça Rui Barbosa até o Largo do Pará.

Para o evento serão mobilizados 34 alunos e três professores dos cursos de enfermagem e nutrição das universidades PUC e Unip, além de profissionais de enfermagem, nutricionistas e professores de educação física.

Em todas as unidades de saúde, nos grupos que integram os exercícios dentro do programa de Práticas Integrativas, os monitores irão reforçar os conceitos de prevenção da hipertensão, com palestras e distribuição de folhetos.

A médica Lívia Benarente Krutzfeldt, coordenadora da Saúde do Adulto e do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde, explica que eventos como esse são importantes para conscientizar a população acerca dos perigos da hipertensão. “É importante saber que a pressão alta pode ser controlada apenas com a mudança de alguns hábitos ou com o uso de alguns medicamentos”, esclarece Lívia.

A médica lembra que a hipertensão é uma doença que afeta mais de 30 milhões de brasileiros, sendo que a metade desse grupo desconhece que tem a doença. Em Campinas, segundo Lívia, de cada dois idosos um é hipertenso. “É um problema que precisa ser encarado com seriedade, pois a pressão alta pode levar ao infarto, ao derrame e até a uma doença renal crônica”, esclarece a médica.

Saiba mais.

A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Esse movimento acaba sobrecarregando vários órgãos, como coração, rins e cérebro.

É possível manter a pressão arterial controlada apenas com mudanças comportamentais, que incluem exercícios físicos e uma dieta saudável. Confira as principais dicas para manter a pressão arterial controlada:

1. Reduzir o peso corporal através de dieta calórica controlada: substituir as gorduras animais por óleos vegetais, diminuir os açúcares e aumentar a ingestão de fibras;

2. Reduzir o sal de cozinha, embutidos, enlatados, conservas, bacalhau, charque e queijos salgados;

3. Reduzir o consumo de álcool;

4. Exercitar-se regularmente 30 a 45 minutos, de três a cinco vezes por semana;

5. Abandonar o tabagismo;

6. Controlar as alterações das gorduras sanguíneas (dislipdemias), evitando os alimentos que aumentam os triglicerídeos como os açúcares, mel, melado, rapadura, álcool e os ricos em colesterol ou gorduras saturadas: banha, torresmo, leite integral, manteiga, creme de leite, lingüiça, salame, presunto, frituras, frutos do mar, miúdos, pele de frango, dobradinha, mocotó, gema de ovo, carne gorda, azeite de dendê, castanha, amendoins, chocolate e sorvetes;

7. Controlar o estresse;

8. Reduzir o sal é muito importante para os hipertensos da raça negra, pois neles a hipertensão arterial é mais severa e provoca mais acidentes cardiovasculares, necessitando controles médicos constantes e periódicos;

9. Evitar drogas que elevam a pressão arterial: anticoncepcionais, antiinflamatórios, moderadores de apetite, descongestionantes nasais, antidepressivos, corticóides, derivados da ergotamina, estimulantes (anfetaminas), cafeína, cocaína e outros.