CEREST promove debate para marcar Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho

27/04/2011

Autor: Denize Assis

Para marcar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, nesta quinta-feira, dia 28 de abril, a Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), promove um debate sobre acidentes de trabalho e Previdência Social.

O evento acontece às 19h no auditório do Instituto de Saúde Integrada (ISI), na rua Barreto Leme, 1.552, ao lado da Prefeitura. O debate é aberto à população em geral e não é necessário se inscrever antes. A mediação será feita pelo médico sanitarista Heleno Rodrigues Correia Filho, professor doutor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Também participam três representantes do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Segundo a fonoaudióloga Andréa Marques Tavares, coordenadora municipal de saúde do trabalhador de Campinas, os agravos de saúde relacionados ao trabalho se constituem num importante problema de saúde pública. No entanto, a sociedade valoriza pouco o trabalho como causa de doença e morte. “E as doenças e mortes relacionadas ao trabalho são evitáveis com medidas coletivas de proteção”, afirma.

Segundo a coordenadora o tema do debate foi escolhido porque os trabalhadores enfrentam muitas dificuldades em relação à previdência, como questões burocráticas e de acesso. “O debate é oportuno porque traz a possibilidade de discussão, de compartilhar com a sociedade os problemas de saúde no trabalho no âmbito da saúde pública e suas repercussões. Oportunidades assim também estimulam ações em saúde do trabalhador”, diz.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo, mais de 270 milhões de trabalhadores são vitimados em decorrência de acidentes de trabalho todos os anos. No Brasil, entre 2005 e 2009, somente entre trabalhadores formais, com vínculo celestista, foram contabilizados 3 milhões acidentes com 13 mil mortes, segundo dados da previdência social.

Porque o dia 28 de abril.

Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.