Prefeitura e Estado anunciam construção de um complexo de saúde na cidade

10/04/2013

Autor: -

A Prefeitura de Campinas e o governo do Estado de São Paulo anunciaram, nesta terça-feira, 9 de abril, uma parceria para a construção de um complexo de saúde na cidade. O local vai funcionar em uma área municipal, localizada no Parque Itália, e vai contar com o Programa Recomeço (Programa Estadual de Combate ao Crack), um AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e um CRI (Centro de Referência do Idoso).

O primeiro tem o objetivo de complementar o programa de saúde mental que já existe em Campinas. O programa é uma extensão do implantado na cidade de São Paulo e conta com o Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabagismo e Outras Drogas).

A unidade vai organizar o atendimento aos dependentes de substâncias químicas, integrando vários poderes e oferecendo tratamento em saúde por meio de uma equipe multiprofissional. O modelo prevê a internação compulsória

“A parceria com o Estado não invalida o que foi tem sido feito em Campinas para combater o uso de drogas”, afirma o prefeito Jonas Donizette.

De acordo com o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o Estado não pode se omitir ao problema do crack. “Quem está doente precisa de tratamento.”

O programa deve ser implantado em Campinas em até 180 dias. A Secretaria Estadual de Saúde irá firmar parcerias com serviços de saúde de Amparo e Atibaia, ativando leitos de enfermaria em hospital geral e na modalidade de Comunidade Terapêutica.

Outra medida é o cartão Recomeço, com o qual o paciente que precisar de abrigo ou de internação hospitalar pode ter um atendimento mais rápido em qualquer lugar do Estado, numa rede credenciada.

AME

O Ambulatório Médico de Especialidades de Campinas será o maior do Estado de São Paulo. A unidade vai auxiliar a rede com exames, diagnósticos, cirurgias ambulatoriais, entre outros.

“O AME pretende desafogar os hospitais e também trazer mais resolutividade para as unidades básicas de saúde”, afirma Alckmin.

CRI

O Centro de Referência do Idoso tem o objetivo de proporcionar assistência integral à pessoa idosa. Além dos tratamentos de saúde, a unidade vai oferecer espaços de lazer, manicure, pedicure, apoio familiar, oficinas, entre outros.

Campinas tem aproximadamente 120 mil pessoas acima dos 60 anos de idade.

“As pessoas estão vivendo mais. Temos que olhar para idoso com um olhar de atenção, principalmente na questão da saúde”, diz o prefeito.