Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira

11/04/2013

Autor: -

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na próxima segunda-feira, dia 15 de abril, a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Para garantir o sucesso da estratégia, que significa vacinar pelo menos 80% do público-alvo - estimado em 244 mil campineiros -, a administração já mobilizou suas equipes e lançou nesta quinta-feira uma campanha publicitária.

O público-alvo inclui moradores na faixa etária acima de 60 anos, crianças entre seis meses e dois anos, gestantes, trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente do atendimento das pessoas com síndrome gripal, índios, população carcerária e portadores de doenças crônicas. Além destes segmentos, em 2013 a campanha traz como novidade a inclusão das mulheres em puerpério (período de até 45 dias após o parto) nos grupos prioritários para vacinação.

“Todo ano as pessoas precisam ser imunizadas novamente porque a composição da vacina muda, sendo composta pelas cepas do vírus da gripe que estão em circulação naquele período”, informa a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas.

A campanha começa dia 15, mas o “Dia D de Vacinação” será no sábado, 20 de abril, quando Campinas terá 1,2 mil servidores trabalhando em 168 postos de vacinação, sendo 123 fixos e 45 volantes (incluindo os Centros de Saúde – CSs - que estarão abertos das 8h às 17h). Até lá, de segunda a sexta-feira, a vacina estará disponível em todos os 63 CSs, no horário de funcionamento de cada unidade. “A imunização é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da influenza, como pneumonias, e outras que, muitas vezes, no grupo de risco podem levar a óbito”, alerta Brigina.

A Secretaria de Saúde informa que, para receber a dose, o paciente deve levar carteira de vacinação ou documento de identidade. Para os doentes crônicos, é necessária a apresentação de receita ou prescrição médica. Já as pessoas acamadas incluídas nos grupos contemplados na campanha serão vacinadas no próprio domicílio. As famílias devem procurar o Centro de Saúde mais próximo da residência do doente para informar sobre doentes ainda não cadastrados.

Mobilização

Para conscientizar a população sobre a importância da vacinação, a Prefeitura iniciou nesta quinta-feira campanha publicitária que inclui spots de rádio, faixas e cartazes em locais estratégicos da cidade, busdoor nos coletivos que fazem as linhas dentro do município e peças em veículos de comunicação. A campanha, que chega à sua 15ª edição no país e 16ª em Campinas, se estende até o dia 26 de abril. No Brasil, são 39,2 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários. Para todo país, foram disponibilizadas 43 milhões de doses da vacina.

Influenza

A gripe, ou influenza, é uma infecção causada por vírus que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade.

Crédito: Decom