Campanha de Vacinação contra a Gripe vai até 10 de maio

25/04/2013

Autor: -

A Secretaria Municipal Saúde prorrogou, por indicação do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe até o dia 10 de maio. Até o momento, Campinas imunizou 84.705 pessoas das 195 mil do grupo prioritário, que é composto por pessoas com mais de 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, gestantes, mulheres em puerpério (período de até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde.
Além do grupo prioritário, o Ministério da Saúde indica que portadores de doenças crônicas também devem se vacinar. Deste grupo, cerca de 16 mil pessoas já foram imunizadas. Dentro da população vacinada a menor cobertura aparece no grupo de gestantes, com 36% de imunizações, o que corresponde a apenas 3.940 mulheres.

Segundo a coordenadora do programa de imunização da Vigilância em Saúde de Campinas (Devisa), Maria Alice Satto, a vacina é segura e pode ser aplicada em qualquer fase da gestação. “As vacinações nas gestantes são extremamente importantes, pois desde 2009, quando ocorreu a pandemia da influenza, as gestantes continuam no grupo mais vulnerável para essa doença, tanto no aspecto de gravidade como no risco de óbitos”, afirma a coordenadora.

Os grupos prioritários são os que mais correm riscos com a doença. Ao se infectarem com o vírus da gripe, podem sofrer com o desenvolvimento de outras infecções mais graves. A imunização dessa população causa impacto na diminuição das internações hospitalares e proliferação de quadros gripais.

Maria Alice garante que a vacina é segura, eficaz, não causa gripe e é um dos meios de proteger esse grupo contra complicações que a doença pode trazer, como pneumonias. Dentro de 15 dias após a vacinação o paciente já está protegido do vírus.

A meta da campanha é imunizar 80% do grupo indicado. Em 2012, a cobertura total do município foi de 77,08%. Na primeira parte da campanha de 2013, 43% da população já foi imunizada, dentre desse número, 9.671 são crianças, 63.519 idosos, 6.441 trabalhadores da saúde e 1.134 puérperas.

Para receber a vacina é preciso, apenas, se dirigir a um dos 63 Centros de Saúde com um documento de identidade ou a carteira de vacinação. Doentes crônicos, como diabéticos, hipertensos, transplantados, portadores de doenças respiratórias e no rim devem levar também um atestado médico. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 156.


Idoso é vacinado em Centro de Saúde
Crédito da Foto: Fernanda Sunega

Volta ao índice de notícias