Campinas faz levantamento dos pontos de risco para infestação do mosquito da dengue

A Secretaria de Saúde de Campinas mapeou pontos de risco para infestação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, no município. A Prefeitura vai se basear neste mapeamento para intervir, durante os meses de frio, nestes locais dando continuidade ao trabalho de limpeza e conservação da cidade. O objetivo do trabalho é conseguir que, no próximo período de calor, haja um nível muito menor de infestação do Aedes aegypti e, consequentemente, menos casos da doença.

Somente o levantamento de terrenos particulares mostra que há 300 locais que não são devidamente limpos. Também foram mapeados prédios abandonados, córregos e demais locais considerados criadouros em potencial.

As atividades desencadeadas por Campinas para combater a dengue serão discutidas, nesta quarta-feira (23), com municípios paulistas de médio e grande porte que também irão expor suas experiências no combate à dengue. O evento acontece a partir das 13h30 na Sala Vermelha do 11º andar da Prefeitura, onde está sediada a Secretaria da Saúde, e vai discutir e rever as estratégias do combate à dengue no Estado. O evento foi organizado pela Sucen (Superintendência do Controle de Endemias) e terá também a presença do médico Luiz Jacintho da Silva, superintendente do órgão.

“Há um consenso de que as atuais estratégias não estão sendo eficazes para controlar a epidemia. Precisamos pensar estratégias comuns de combate à doença e em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado”, afirma o médico Gastão Wagner de Sousa Campos, secretário de Saúde de Campinas.

Campos reforça que a atual epidemia do município mostra-se, até o momento, com um padrão de pequeno porte, de progressão lenta e em fase de controle e interrupção. Segundo o secretário, as equipes que atuam no controle da dengue na cidade estão trabalhando com minuciosa intervenção ambiental ecológica.

Campinas acumula, desde o início deste ano, 411 casos de dengue. Do total, 343 são autóctones e 68 são importados. A Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental (Covisa), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, notificou 3018 casos suspeitos da doença desde janeiro. A cidade é a única do Estado onde a epidemia não teve crescimento geométrico.

Ação educativa - No próximo domingo (27), a Secretaria da Saúde realiza ação educativa sobre dengue na área do Jardim Florense, região Noroeste de Campinas. A atividade terá participação dos desbravadores - escoteiros - da Igreja Adventista do 7º Dia. São 100 desbravadores com idade entre 10 e 15 anos que estarão indo de casa em casa para entregar folhetos e esclarecer a população sobre como evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença e como proceder caso os sintomas se manifestem.

A Secretaria divulgará novo levantamento dos casos até o final da tarde. Amanhã, às 17h, o secretário de Saúde de Campinas, Gastão Wagner de Sousa Campos, e o superintendente da Sucen, Luiz Jacintho da Silva, estarão recebendo a imprensa para falar sobre as diretrizes apontadas na reunião.