Prefeitura de Campinas registra declínio da epidemia da dengue

03/05/2002

Recuo é reflexo das medidas de controle implementadas pelo município

A Prefeitura de Campinas já registra bons resultados relativos às ações implementadas para enfrentar a epidemia de dengue na cidade. O número de casos confirmados da doença está em queda. A Secretaria chegou a confirmar entre 70 e 80 casos por semana. Atualmente, este número caiu para 50. "Estamos observando uma queda, que é reflexo das medidas de controle e do clima", afirma Salma Balista, coordenadora da Saúde Coletiva.

A Secretaria de Saúde investigou, desde o início da epidemia, 7.454 casos suspeitos de dengue. Isso significa que, para cada caso confirmado, o município investigou aproximadamente outras 9 pessoas. Segundo o secretário de Saúde de Campinas, Gastão Wagner, o número é um recorde. "Isso significa que o nosso sistema de saúde está ativo. É o que a gente chama de busca ativa", diz. Gastão explica que em toda epidemia de dengue se estima ter um número maior de casos do que aquele que os serviços conseguem diagnosticar, já que a maioria deles são de dengue muito leve e por isso são inaparentes.

Campinas tem, acumulados desde janeiro de 2001, 1069 casos de dengue. Do total, 886 são casos de pacientes que contraíram a doença em Campinas. Outros 157 são importados e 26 estão em investigação.

E a Prefeitura prossegue com as ações de controle do mosquito transmissor do vírus que causa a dengue, o Aedes aegypti. Na segunda-feira (6 de maio), agentes de saúde, técnicos da saúde coletiva e homens do exército atuam na região Sul, na área do Jardim Campo Belo. Além do trabalho de busca ativa, remoção de criadouros e ações educativas, eles estarão colocando telas nas caixas d’água. Também serão desenvolvidas ações no Jardim Maria Rosa. Lá também haverá colaboração do exército.