Reforma psiquiátrica promovida pela Prefeitura de Campinas é referência mundial

03/05/2002

No último dia 29, o Projeto de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Campinas foi inserido no boletim News Letter do site www.exclusion.net (setor de arquivo: saúde mental>>experiências) com o título "Brasil, Campinas: as reformas sanitária e psiquiátrica e a construção de uma rede de atenção à saúde mental". O boletim News Letter é um veículo informativo da Rede Internacional contra a Exclusão que, atualmente, tem sede na Itália.

O Programa Paidéia – Saúde da Família, da Secretaria de Saúde de Campinas, vem implementando mudanças importantes na área de saúde mental. A cidade passou a constar no cenário nacional como o município que faz a reforma psiquiátrica e uma reforma sanitária que favorece o cuidar em liberdade, tutelando para a autonomia das pessoas.

A Secretaria desmontou um hospital psiquiátrico e com os recursos inaugurou três Centros de Apoio Psicossocial (Caps), com atendimento 24 horas e oito leitos cada. No próximo dia 14, será inaugurado mais um na região Leste. Além disso, o projeto de saúde mental inclui a reformulação do Craisa (Centro de Referência de Atenção Integral à Saúde do Adolescente) e do Projeto casa Amarela, que vão se transformar num Caps para atender e recuperar crianças e adolescentes usuários de droga.

O trabalho na área de saúde mental já rendeu para a Secretaria o prêmio "David Capistrano das experiências exitosas em saúde mental no SUS", concedido pelo Ministério da Saúde, pelo projeto "Tratar em Liberdade". O dinheiro do prêmio – R$ 50 mil - está sendo investido em programas de saúde mental voltados para a criança e para o adolescente com dependência de álcool e outras drogas.

A Secretaria da Saúde tem, atualmente, 13 equipamentos de saúde mental, que inclui cinco Caps, o Craisa, o Cevi (Centro de Vivência Infantil), o Criad (Centro de referência e Informação a Àlcool e Drogadição), O Nadeq (Núcleo de Atenção a Dependentes Químicos), as oficinas de trabalho que estão no Hospital Cândido Ferreira e o Centro de Convivência da Região Sudoeste. Em maio, será inaugurado um novo espaço de oficinas, no Centro de Campinas. A Secretaria de Saúde ainda 27 residências terapêuticas.

Volta ao índice de notícias