Prefeitura prossegue com atividades para enfrentar epidemia de dengue

09/05/2002

A Prefeitura de Campinas prossegue, esta semana, com atividades para enfrentar a epidemia de dengue. Na região Sul, em bairros próximos ao Campo Belo, técnicos da Secretaria de Saúde e homens do Exército fazem aplicação inseticida e desenvolvem ações educativas, além da busca ativa de casos. Ontem, quarta-feira (8), no período da manhã, houve atividades também no Jardim Maria Rosa, localizado na região Sudoeste. No sábado (11), serão desenvolvidas ações na área do Centro de Saúde do Jardim Aeroporto, nos bairros Joaciara e Paraíso de Viracopos.

A Secretaria de Saúde investigou um número recorde de casos suspeitos de dengue este ano. Desde janeiro, 7.897 pessoas com suspeita da doença foram examinadas. Isso significa que o sistema de saúde do município está ativo, sensível para a investigação da doença. É o que os serviços de saúde chamam de busca ativa de casos.

Além disso, com o Programa Paidéia – Saúde da Família, metade dos casos estão sendo atendidos em casa, por agentes comunitários de saúde e médicos. Isso faz com que os pacientes sejam diagnosticados no início dos sintomas, o que evita o agravamento dos casos.

Números – Campinas tem confirmados, desde janeiro de 2002, 1.111 casos de dengue, sendo que 923 são autóctones, 158 são importados e 30 ainda estão em investigação. A região Sul, onde está localizado o Jardim Campo Belo, tem o maior número de casos. Lá, foram confirmados 609 casos, sendo 571 autóctones. Em seguida vem a região Noroeste, com 140 casos, dos quais 116 são autóctones. A região Norte tem 136, com 85 autóctones; a Sudoeste tem 127, com 100 autóctones e a região Leste tem 99, com 51 autóctones. O coeficiente de incidência da dengue em Campinas é de 92,49 por 100 mil habitantes (isto considerando apenas casos autóctones).