União dos Bairros disponibiliza hidroginástica para mulheres obesas e ou hipertensas e com diabetes

10/05/2002

A atividade, proporcionada pela Secretaria da Saúde através do Paidéia – Saúde da Família, amplia as ofertas dos centros de saúde para a atenção à saúde das mulheres
Dia das Mães é tempo de boa notícia. Por isso, a Prefeitura de Campinas quer tornar público o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Saúde, através do Programa Paidéia – Saúde da Família, com um grupo de mulheres usuárias do Centro de Saúde União dos Bairros.
O grupo é formado por mulheres de 19 a 65 anos obesas e ou com hipertensão e diabetes. Para elas, além da terapia tradicional – com dietas e medicamentos - o CS União dos Bairros oferece, desde janeiro deste ano, aulas de hidroginástica.
A médica de família Mônica Aparecida Ferreira da Silva, que orienta o grupo, conta que o objetivo da atividade é intervir na qualidade de vida destas mulheres, oferecendo possibilidades para auto-cuidado, além da terapia medicamentosa.
A idéia surgiu, segundo Mônica, a partir das queixas ouvidas no consultório. Ela conta que muitas mulheres apresentavam quadro de depressão e baixa estima. Então, além da terapia medicamentosa e da elaboração de uma dieta, Mônica resolveu promover atividades para que elas pudessem resgatar a auto-estima.
A médica fez um contato com Sesi da Santos Dumond, que cedeu a piscina para as aulas. A atividade é às sextas-feiras, de manhã. Para os meses de inverno, a parceria será com a AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), onde há piscina aquecida. As aulas, então, serão às terças-feiras.
Os resultados, diz Mônica, já podem ser verificados. As mulheres, que têm entre 19 e 60 anos, além de resgatarem a auto-estima, apresentaram melhora do quadro de saúde. "É uma maneira diferenciada de tratar o paciente, que procura intervir na qualidade de vida das pessoas e oferece possibilidades para auto-cuidado", diz a médica.

Volta ao índice de notícias