Prefeitura amplia ações de atenção à saúde da mulher e da criança

16/05/2002

A Secretaria de Saúde de Campinas, através do Projeto Iluminar – Cuidando das Vítimas de Violência Sexual, inicia nesta sexta-feira (17 de maio), a capacitação de 50 enfermeiras (os) que atuam na rede básica do município. Os profissionais serão treinados para realizar ações educativas individuais e de grupo na área de saúde da mulher e da criança.

Eles vão receber, durante o treinamento, uma caixa contendo 8 itens para serem utilizados nas ações. Dentre eles estão incluídos métodos anticoncepcionais, vídeos educativos, bonecos para atividades educativas, modelo pélvico, pênis de borracha para orientar uso correto do preservativo e quadro explicativo com métodos anticoncepcionais. O treinamento será no CRST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e começa às 14 horas.

O que é o Iluminar - O Projeto Iluminar Campinas – Cuidando das Vítimas de Violência Sexual cuida de todos os cidadãos vítimas da violência sexual e doméstica, sejam mulheres ou homens, adultos, crianças ou adolescentes.

Foi implantado em meados de 2001 em Campinas e vem mudando o conceito da assistência às vítimas de violência sexual no município. O projeto estabeleceu um protocolo que acolhe as vítimas valorizando a escuta afetiva e competente e desenvolvendo a solidariedade operante cuidando, portanto, da saúde física, mental e civil.

Até agora, o Projeto Iluminar já capacitou a Guarda Municipal, os profissionais das escolas municipais, creches e Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), os serviços da Secretaria de Assistência Social, funcionários da Delegacia da Mulher e do IML, além dos trabalhadores dos Prontos-Socorros municipais e do Samu (Serviço Municipal de Atendimento Médico de Urgência).

Todos os serviços envolvidos no Iluminar são chamados de pontos de luz, já que buscam tirar da escuridão a questão da violência sexual em Campinas.

O Iluminar fez parceria importante com o Cemicamp, responsável pela capacitação dos profissionais juntamente com o Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher).

Os números

Os pontos de luz do Iluminar encaminharam 30% dos casos de violência atendidos no IML (Instituto Médico Legal) no ano passado. No total, o IML realizou 8.934 exames de corpo de delito, sendo que 224 das ocorrências foram conjunção carnal, 131 foram classificados como atos libidinosos e 8.578 como lesão corporal.