Prefeitura capacita 60 profissionais de saúde para ensinar ginástica chinesa

21/05/2002

A Prefeitura de Campinas inicia, nesta terça-feira (21 de maio), o treinamento de mais 60 profissionais de saúde para que eles atuem nos serviços de saúde do município como instrutores da ginástica chinesa lian gong (pronuncia-se liam cum).

A ginástica faz parte de uma cesta de terapia alternativas que já estão sendo oferecidas para os usuários do SUS Campinas através do Projeto Corpo em Movimento. Através dele, a Secretaria da Saúde amplia as ofertas para a atenção às dores crônicas e às patologias da coluna vertebral. O projeto inclui também ginástica postural, técnicas naturais de auto-cuidado e a Escola de Coluna.

A implantação do Corpo em Movimento começou em janeiro deste ano. A idéia é disponibilizar terapias complementares em locais próximos das casas dos usuários, nos Centros de Saúde e noutros serviços da rede. Com a prática, a Secretaria Municipal de Saúde pretende intervir na qualidade de vida das pessoas, oferecendo possibilidades para auto-cuidado, além da terapia medicamentosa. Os resultados obtidos serão avaliados cientificamente.

Atualmente, o liam gong já é praticado por usuários do Centro de Reabilitação e do CRST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador). Alguns Centros de Saúde, como Aurélia, Anchieta e Santa Bárbara também oferecem a ginástica para pequenos grupos.

De acordo com dados do Centro de Reabilitação da Secretaria de Saúde, aproximadamente 80% dos casos que chegam ao serviço são de pessoas com dores crônicas causadas por problemas da coluna vertebral.