Secretaria de Saúde de Campinas investiga surto de caxumba

23/05/2002

A Secretaria de Saúde de Campinas investiga um surto de caxumba na região Sudoeste da cidade, na área do Centro de Saúde Vista Alegre. Até o momento, 28 crianças foram acometidas pela doença. Vinte delas são estudantes de 5a a 8a série da Escola Benevenuto Torres e Escola Residencial São José. Outras oito são de bairros próximos.

A Secretaria de Saúde está promovendo ações de bloqueio, que inclui vacinação indiscriminada de todos os alunos e funcionários que freqüentam as escolas nos períodos em que os casos estudam. Também estão sendo coletadas amostras para exames de isolamento de vírus. Profissionais da Visa Sudoeste (Vigilância em Saúde) ainda estão fazendo busca ativa de casos e dando prosseguimento a investigação dos pacientes já confirmados.

A Secretaria ainda divulgou comunicado a todos os médicos da rede para que eles fiquem atentos aos sintomas da doença e acompanhem a evolução de casos. O surto também foi comunicado à Secretaria de Estado da Saúde, representada em Campinas pela Dir 12 (Direção Regional de Saúde), e às secretarias de Educação de Campinas e do Estado.

Saiba mais sobre a caxumba:

A caxumba é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus que é transmitido pelo contato direto com a pessoa infectada. Tem curso benigno, portanto, na maioria dos casos, evolui num curto espaço de dias para a cura. Os sintomas iniciais são febre baixa, mal-estar, dores musculares, dores articulares e dor de garganta.

A caxumba, isoladamente, não é doença de notificação obrigatória. No entanto, a ocorrência de surtos e epidemias deve ser registrada e acompanhada, para que se conheça melhor o comportamento da doença.

Volta ao índice de notícias