Plenária municipal aponta rumos para política de saúde bucal

06/05/2004

Encontro vai discutir também ciência e tecnologia em saúde

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas e o Conselho Municipal de Saúde promovem neste sábado, 8 de maio, um amplo debate com a sociedade para fazer um balanço sobre a saúde bucal na rede pública do município e apontar rumos para a política do setor. Simultaneamente acontecem discussões sobre ciência e tecnologia em saúde.

O evento acontece das 8h às 17, na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), e é a etapa preparatória para a Conferência Nacional de Saúde Bucal e Ciência e Tecnologia em Saúde, que ocorre de 1 a 4 de julho em Brasília. A Cati fica na avenida Brasil, 2.340.

A expectativa da comissão organizadora é que o evento reúna pelo menos cem pessoas entre gestores, profissionais de saúde e usuários. A população pode se inscrever no próprio dia.

"O objetivo é reavaliarmos a saúde bucal do SUS Campinas, apontar o que foi feito nos últimos anos, dificuldades, avanços e novos desafios no processo de consolidação da política para o setor", diz o cirurgião dentista Isamu Murakami, coordenador municipal de saúde bucal.

Para as discussões da plenária serão constituídos grupos que vão debater quatro temas de caráter geral apontados pela comissão organizadora da Conferência Nacional: educação e construção da cidadania; controle social, gestão participativa e saúde bucal; formação e trabalho em saúde bucal; financiamento e organização da atenção em saúde bucal.

Durante a plenária ainda serão eleitos os delegados usuários e profissionais de saúde para a plenária regional, que ocorre no dia 15 de maio, ocasião em que serão escolhidos os delegados para a plenária estadual, em 4, 5 e 6 de junho, e para a conferência nacional.

De acordo com Isamu, a intenção da comissão organizadora é que a plenária tenha votações representativas, com ampla participação, para estabelecer resoluções que orientem os rumos da saúde bucal no SUS de forma clara nos próximos anos. "Por isso, a participação de todos é fundamental", afirma.

Isamu diz que o principal desafio da saúde pública bucal em Campinas é garantir maior acesso, com qualidade. Para tanto, segundo ele, nos últimos três anos, a Secretaria de Saúde ampliou as faixas etárias atendidas e criou referências na atenção secundária como os serviços de prótese, periodontia (trata doenças de gengiva), radiologia, endodontia (trata canal) e diagnóstico bucal (faz diagnóstico de câncer bucal).

A Secretaria de Saúde também passou a trabalhar com critérios de risco (que prioriza casos graves). Outro avanço importante, segundo o coordenador, foi a inserção dos profissionais de saúde bucal em todas as equipes do Paidéia Saúde da Família. "Os dentistas, auxiliares de consultório de odontologia e técnicos de higiene dental passaram a atuar como componentes efetivos das equipes e participam também de outros setores dos serviços de saúde como núcleos de saúde coletiva, conselhos gestores e conselhos locais".