Cândido Ferreira promove sessão de cinema e debate com o publicitário Manoel Cyrillo

17/05/2004

No dia 17 de maio (das 14:30 às 19:00h), o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, com o apoio da Feac (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas), vai promover a exibição do filme "O que é isso, companheiro?"  (1997/Direção de Bruno Barreto), seguida de um debate que será comandado pelo publicitário Manoel Cyrillo — um dos participantes do seqüestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick, ocorrido em 1969, durante a Ditadura Militar. A sessão acontece no auditório da Feac, localizado à Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34 – Vl. Brandina.

O objetivo do evento é resgatar o episódio e promover uma reflexão sobre os nexos existentes entre a repressão, estabelecida com o Golpe Militar, há 40 anos, e a proliferação dos manicômios no país — muitos dos quais se transformaram em verdadeiros “calabouços”, não só para os portadores de disturbios mentais como para participantes da luta contra o regime da Ditadura. Neste período, muitas das pessoas envolvidas na luta contra a repressão, além dos “loucos”, foram caladas, eletrocutadas e desrespeitadas. E para o Cândido Ferreira — que comemora seus 80 anos de prestação de serviço à saúde mental em Campinas — promover esta reflexão no mês em que se comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio), é uma maneira de se posicionar em favor da cidadania de seus usuários.

A principal meta do "Cândido Ferreira" é a desospitalização, a estimulação à participação social dos usuários e desenvolvimento do aprendizado do respeito ao direito à convivência dos diferentes. A instituição atende, hoje, mais de mil usuários por mês. Conta com um Núcleo de Atenção à Crise, um Núcleo de Atenção a Dependentes Químicos, três Centros de Atenção Psicossocial (Caps Estação, Caps Toninho e Caps Esperança), um Núcleo Clínico, 12 Oficinas de trabalho, um Centro de Convivência e Arte, o Espaço 8 Ateliê - ateliê de arte do serviço - e o Centro Cultural Cândido-Fumec, que oferece alfabetização, convivência social e cultura, não só aos usuários de saúde mental das regiões onde atuam como também às comunidades locais. Os usuários realizam, ainda, atividades de Comunicação Comunitária, através de quatro oficinas: oficina de jornal impresso, oficina de rádio, oficina de TV e oficina de fotografia. Por esta nova postura, o Cândido Ferreira é considerado referência no tratamento da saúde mental pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1993.