Seminário internacional discute Direitos Humanos e Saúde Mental

25/05/2004

Nos dias 28 e 29 de maio (sexta-feira e sábado) , a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Campinas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com o Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira”, realizam um seminário internacional para discutir as normas de direitos humanos e as interfaces com a saúde mental no Brasil e em outros países do mundo, na sede Fundação Síndrome de Down (Barão Geraldo). O seminário contará com participações de convidados internacionais, através da parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), escritório para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para o Cândido Ferreira, que completou 80 anos de prestação de serviço à saúde mental em Campinas, o principal objetivo do evento é fazer com que os próprios usuários de saúde mental dominem o conhecimento das leis que os protegem e aumentem seu protagonismo na defesa de seus direitos. Além disso, o que se pretende é ampliar o número de parceiros sociais dos usuários, através da participação de profissionais das áreas da Saúde, Direito, Jornalismo, estudantes e demais cidadãos interessados, para que se concretize o verdadeiro Estado Democrático de Direito no Brasil.

No dia 28, o evento é voltado a entidades de classe, profissionais, estudantes e demais cidadãos interessados. No dia 29 de maio, no mesmo local, os usuários participarão de oficinas para o conhecimento das leis e suas aplicações no dia-a-dia.

A principal meta da instituição é a desospitalização. Hoje, a entidade atende um público de mais de mil usuários por mês.e conta com um Núcleo de Atenção à Crise, um Núcleo de Atenção a Dependentes Químicos, três Centros de Atenção Psicossocial (Caps Estação, Caps Toninho e Caps Esperança), um Núcleo Clínico, 12 Oficinas de trabalho, um Centro de Convivência e Arte, o Espaço 8 Ateliê - ateliê de arte do serviço - e uma escola para alfabetização de adultos, o  Centro Cultural Cândido Fumec. Os usuários também realizam atividades relacionadas à Comunicação Comunitária, divididas em quatro oficinas: oficina de jornal impresso, oficina de rádio, oficina de TV e oficina de fotografia.

O Cândido foi fundado em 14 de abril de 1924, motivado por uma matéria do jornal O Estado de S. Paulo, publicada em 1916, em que os jornalistas denunciavam maus tratos cometidos contra os portadores de transtorno mental, que naquela época ficavam presos no porão da cadeia pública de Campinas. A partir desta denúncia, um grupo de filantropos se reuniu e trabalhou para a fundação do hospital.

Desde 1990, uma parceria entre o Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira" e a Prefeitura Municipal de Campinas tem viabilizado o processo de humanização das formas de cuidado na saúde mental. Portas foram abertas, grades foram retiradas, foram abolidos o uso da camisa de força e do eletrochoque. Os tratamentos, hoje, se baseiam no respeito aos direitos do portador de transtorno mental e buscam sua reinserção social e familiar, mantendo como eixo terapêutico principal a promoção da cidadania.