Seminário vai discutir gestão de resíduos sólidos em Campinas

20/05/2005

Um seminário com reunião de trabalho vai discutir neste sábado, 21 de maio, das 8h30 às 14h, no plenário da Câmara Municipal de Campinas, as diretrizes do modelo de gestão de resíduos urbanos em Campinas, com participação social.

A expectativa dos organizadores é reunir mais de 100 pessoas entre representantes de cooperativas de coleta e manuseio de materiais recicláveis, incubadoras de cooperativas, conselheiros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) e dos demais conselhos municipais, conselhos locais de saúde, sociedades de bairros e Organizações Não-Governamentais (ONGs), Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) e empresariado relacionado ao tema, técnicos da Prefeitura e de outras instituições e sociedade em geral.

Segundo o médico sanitarista Carlos Eduardo Cantúsio Abrahão, que é vice-presidente do Comdema e coordenador da Comissão Temática de Controle de Poluição e Gestão de Resíduos, o principal objetivo do seminário é ampliar as formas de reciclagem, de reuso dos resíduos, com participação social, e apontar diretrizes e ou sugestões que contribuam para o modelo de gestão de resíduos sólidos urbanos em Campinas.

"Dentro desta linha, a idéia é propor mudanças no modelo de gestão de resíduos que vem sendo adotado na cidade, visando sustentabilidade econômica, ambiental e social, além de obter ocupação territorial mais lenta para ampliar a vida útil do aterro sanitário e, ao mesmo tempo, viabilizar as medidas de recuperação de impactos já instalados", diz.

Abrahão, que também é representante da Secretaria de Saúde no Comdema, afirma que, para a saúde pública, o manejo adequado de resíduos sólidos urbanos tem grande relevância na prevenção e controle de determinadas doenças, como dengue, leptospirose, acidentes com animais peçonhentos, entre outras.

O Seminário vai estar dividido em três momentos. No primeiro, a Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Comdema, Associação das Cooperativas e Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos vão manifestar suas posições. Após, entre 11h e 13h30, está prevista análise das manifestações e aprovação das sugestões de alteração do edital de contrato de licitação de limpeza pública (decreto municipal 15.073 de 8/3/2005), do prefeito Hélio de Oliveira Santos. Para finalizar, será feito encerramento dos trabalhos com encaminhamentos finais. O evento é aberto ao público em geral e as inscrições podem ser feitas na hora.

Denize Assis