Prefeitura homologa licitação para hospital

09/05/2006

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Administração, homologou nesta sexta-feira, dia 5 de maio, a licitação pública que declara a empreiteira Chahin Engenharia S/A vencedora e habilitada para a construção do Hospital Geral Ouro Verde, no Jardim Aeroporto (região sudoeste da cidade). As outras empresas participantes do processo não apresentaram recursos no prazo legal, que expirou às 17h da última quinta-feira, dia 4.

A assinatura do contrato entre a Prefeitura de Campinas e a empreiteira Schahin, bem como a expedição da ordem de serviço autorizando o início das obras, ocorrerão nos próximos dias.

A homologação da licitação será publicada na edição do Diário Oficial do Município deste sábado, dia 6 de maio. Para a execução dos serviços, a Schahin Engenharia S/A apresentou o valor de R$ 38.906.730,62; a Tratenge Ltda., de R$ 39.271.443,86; e a Planova Planejamento e Construções S/A, de R$ 39.563.673,37. A empreiteira Construbase Engenharia Ltda foi desclassificada por apresentar valores diferentes para o mesmo serviço.

A implantação do hospital está prevista para ser concluída em dois anos e, inicialmente, serão investidos R$ 30 milhões, sendo R$ 25 mi do Ministério da Saúde e R$ 5 mi de contrapartida da Prefeitura de Campinas. No total, serão construídos mais 16,6 mil metros quadrados, o que, com a área já construída (5,2 mil), vai atingir 21 mil metros quadrados de construção. De acordo com o projeto, o hospital terá 210 leitos com atendimento nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica, clínica pediátrica, traumato-ortopedia, saúde mental e leitos de UTI adulto e UTI infantil.

A unidade vai beneficiar diretamente os cerca de 200 mil habitantes da região sudoeste do município, além de dar retaguarda aos 100 mil habitantes da noroeste, o que representa aproximadamente um terço da população de Campinas.

Além disso, a unidade de Pronto Atendimento (PA) do Ouro Verde, que passará a ser um Pronto-Socorro, vai poder atender a casos de maior complexidade, o que seguramente vai melhorar a resposta aos casos de urgência mais graves, melhorando assim o sistema de urgência e emergência do município como um todo.

A unidade vai contar, ainda, com centro cirúrgico com salas de cirurgia geral, salas ortopédicas, de cirurgia ambulatorial, uma sala de parto normal junto ao pronto-socorro e duas salas de hemodiálise de suporte.

Além disso, o projeto prevê serviços de diagnose e terapêutica com equipamentos de radiologia, tomografia, ressonância magnética, mamografia, ultrassonografia e endoscopia. A instituição ainda vai oferecer serviços na área de cardiologia e neurologia, hemoterapia e fisioterapia, além dos serviços já disponíveis no complexo.

Atualmente, no complexo funciona o ambulatório, a unidade de pronto atendimento de urgência, o laboratório de análises clínicas e um centro de diagnósticos.

A construção do hospital Ouro Verde foi viabilizada por meio de convênio entre os governos municipal e federal. De acordo com o prefeito Hélio de Oliveira Santos, a parceria transforma em realidade o mais importante projeto da atual administração para a melhoria da atenção à saúde da população no município e atende a antiga reivindicação dos gestores, servidores e da comunidade de Campinas.