Mais de 2 mil pessoas receberam atendimento em saúde durante Prefeitura Itinerante na sul

21/05/2007

Mais de 2 mil pessoas foram beneficiadas com ações de atenção à saúde durante a 4ª edição do ‘Prefeitura Itinerante’ ocorrida no sábado, 19 de maio, na região sul de Campinas. O evento teve como sede a Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Odila Maia Rocha Brito, no Jardim São Domingos, e foi dirigido à população de bairros nas áreas de abrangência dos Centros de Saúde Carvalho de Moura, Vila Rica, São José e São Domingos.

As equipes dos Centros de Saúde São Domingos e Carvalho de Moura realizaram procedimentos como aferição da pressão arterial, testes de glicemia e pesagem e cálculo de massa corpórea, para identificar casos de obesidade, orientar sobre hábitos alimentares, necessidade de exercícios físicos e de procurar centro de saúde para melhor avaliação. Também deram orientações sobre dengue e Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, além de distribuírem preservativos.

Os profissionais de saúde ainda promoveram ações de saúde bucal, durante as quais foram apresentados dois filmes, um para adultos e outro para crianças. Após a exibição, foram dadas orientações, promovidas escovação e aplicação de flúor e distribuição de escovas e creme dental para as famílias.

A equipe do Centro de Saúde Carvalho de Moura, se antecipando ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, distribuiu mudas de árvores.

Segundo a enfermeira Nicole Montenegro Coelho, coordenadora do Centro de Saúde São Domingos, o evento contou com ampla participação da população. “O resultado foi muito bom. As pessoas se envolveram, participaram, puderam esclarecer dúvidas. É um momento importante de envolvimento com esta região, que agora está tendo destaque para os investimentos da prefeitura. Isto é muito bom para vários setores, inclusive para a saúde”, diz Nicole.

A coordenadora informou que durante o ‘Prefeitura Itinerante’, que contou com a participação de integrantes dos Conselhos Locais de Saúde (CLS) e de lideranças de bairros, foi reforçada a informação sobre a construção de dois centros de saúde na área até agosto de 2008.

Denize Assis