Programa Municipal de DST/Aids de Campinas apóia realização da Semana de Visibilidade da Profissional do Sexo

24/05/2007

Objetivo é fomentar ações para reduzir a vulnerabilidade social
que pode favorecer a transmissão do hiv e de outras doenças sexualmente transmissíveis

A 1ª Semana de Visibilidade da Profissional do Sexo, que será realizada em Campinas, de 27 de maio a 2 de junho de 2007, tem apoio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (PM-DST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura Campinas. O encerramento da programação será no sábado, dia 2, a partir das 15h, com uma roda de samba no Centro de Referência (CR) do Programa DST/Aids, à rua Regente Feijó, 637, Centro.

Segundo a coordenadora do Programa DST/Aids de Campinas, as profissionais do sexo apresentam vulnerabilidade social à transmissão do hiv e outras doenças sexualmente transmissíveis.O apoio do Programa DST/Aids está previsto através do Plano de Ações e Metas (PAM) desta área programática da Secretaria de Saúde."O Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria de Saúde de Campinas apóia projetos de inclusão social e acesso à cidadania", disse.

A semana da Visibilidade da Profissional do Sexo é uma realização da Associação das Profissionais do Sexo de Campinas, em parceria com ITCP Unicamp e das organizações não-governamentais SOS Ação Mulher e Ação Artística para Desenvolvimento Comunitário (Acadec).

Segundo o Ministério da Saúde, as informações disponíveis demonstram ser a população de profissionais do sexo, em sua maioria, jovem (20-29 anos), com poder aquisitivo baixo (entre 1 e 4 salários mínimos) e com nível de escolaridade elementar (1º grau incompleto).

Em relação ao uso de preservativos, os diversos estudos desenvolvidos em diferentes regiões do País apontam, de forma consistente, para o uso sistemático da camisinha com clientes e para o uso infreqüente, e preocupante, com parceiros estáveis (marido, namorado, amigo). Uma das ações priorizadas pelo Programa Nacional de DST/Aids do Brasil é o fomento à organização dos profissionais do sexo para que possam desenvolver ações em defesa dos seus direitos e promoção da cidadania, além de fortalecer o trabalho de promoção à saúde e de prevenção às dst e ao hiv/aids.

A participação das organizações da sociedade civil (OSC) também vem se mostrando fundamental na interlocução com o conjunto dos movimentos sociais e as instituições públicas. Segundo o Ministério, observa-se que, de um modo geral, os serviços de saúde não estão suficientemente preparados para oferecer atendimento integral aos profissionais do sexo e acolhimento às suas especificidades. Em locais onde há vínculos mais estreitos com projetos de intervenção, essa situação se torna mais favorável.

....................................................................................................................................
Mais informações à Imprensa: (19) 8115 - 4856 / 3232 - 3283 ramal 24, com Eli Fernandes - Assessoria de Imprensa do
Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas - Rua Regente Feijó, 637, Centro - Telefone: (19) 3234 - 5000

FiqueSabendo Tudo Sobre o Teste de HIV e Sífilis - Coas/CTA: 3236 - 3711, das 8h às 18h, de 2ª a 6ª, exceto aos feriados.