Campinas já vacinou 76,5 mil pessoas acima de 60 anos e prossegue com campanha contra a gripe

27/05/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria Municipal de Saúde decidiu manter por mais uma semana a Campanha de Vacinação do Idoso. Com isso, as pessoas com 60 anos ou mais têm até dia 31 de maio para procurar um centro de saúde e se vacinar. A dose é gratuita. Aqueles que não podem se locomover devem entrar em contato com a unidade de saúde solicitando a visita de uma equipe volante.

De acordo com o último balanço, computado até 21 de maio, Campinas já imunizou 76.565 pessoas com 60 anos ou mais contra a gripe. Isto representa 74% da população da cidade nesta faixa etária, constituída por 103.764. A meta este ano é vacinar 80% deste público.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) informa que, na avaliação por faixa etária, a meta foi atingida na população acima de 75 anos, com 86% de cobertura. Entre as pessoas com 65 a 74 anos, a vacinação atingiu 72%. Já os idosos com idades entre 60 e 64 anos foram os que menos procuraram as unidades de saúde para se vacinar. Apenas 67% das pessoas nesta faixa de idade tomaram a dose contra a gripe.

“Portanto, novamente, ressaltamos que quem ainda não tomou a dose deve procurar um centro de saúde para se vacinar, em especial as pessoas com idades entre 60 e 74 anos. A vacina contra a gripe é muito boa, previne as complicações da doença, reduzindo o risco de internações e mortes”, diz a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Campinas.

Região. Na abrangência da Direção Regional de Saúde 7 (DRS-7), que engloba 40 municípios na região de Campinas, a cobertura contra a gripe atingiu 75,2%, com 267.800 pessoas vacinadas. Seguindo a mesma tendência de Campinas, as faixas etárias de maiores de 80 já superaram a meta de 80% de imunização. Na faixa etária de 60 a 64 anos, a cobertura atingiu 68%; Entre a população de 65 a 69 anos, 71,8%; e, entre as pessoas de 70 a 75 anos, 74,2%.

Impacto. Estudos nacionais e internacionais mostram que a vacina contra influenza reduz mais de 50% das doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Além disso, estudos apontam que há queda de pelos menos 31% das mortes hospitalares por pneumonia e influenza (gripe) e de cerca de 50% das mortes hospitalares relacionadas às doenças respiratórias. Quanto aos óbitos entre idosos, por diversas causas, o percentual de queda varia entre 27% e 30%.