Prefeitura e hotéis firmam parceria contra a Influenza A

19/05/2009

Autor: Cláudia Xavier

A coordenadora da Vigilância em Saúde (Covisa) de Campinas, Maria Filomena de Gouveia Vilela, e o secretário municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo (SMCIST), Sinval Dorigon, reuniram-se na manhã desta terça-feira, dia 19 de maio, com representantes da rede hoteleira, do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Campinas e Região e do Campinas Convention e Visitors Bureau (CRCVB) para montar uma parceira com o objetivo de informar hóspedes e funcionários sobre as medidas de prevenção e proteção contra o vírus Influenza A (H1N1).

Durante o encontro, que aconteceu no gabinete de Dorigon, Maria Filomena expôs o Plano de Contingência que está sendo posto em prática pela Secretaria Municipal de Saúde no sentido de retardar a introdução e disseminação do vírus no Município.

“Como o setor hoteleiro recebe clientes provenientes de diversas partes do mundo, contamos com esta parceria para que, no caso de suspeitas, possamos detectá-las precocemente e tomar medidas de forma rápida para controlar a transmissão em nossa cidade”, disse Maria Filomena.

Na oportunidade, a Covisa apresentou aos participantes modelos de impressos informativos sobre a doença para serem afixados nas recepções dos hotéis e distribuídos aos hóspedes, além de esclarecer sobre como deve ser feita a desinfecção dos quartos e o transporte dos pacientes.

Durante o encontro, os setores hoteleiro e de turismo deram sugestões sobre o trabalho de prevenção à Influenza A (H1N1) junto aos estrangeiros de passagem pelo Município e ficou acertada a troca de informações entre as partes.

Para o secretário Sinval Dorigon, a reunião foi positiva e os participantes se mostraram receptivos à proposta. “A gripe pelo vírus Influenza A (H1N1) é uma preocupação mundial e cada um deve fazer a sua parte. Estamos certos de que, como sempre vem fazendo, o setor hoteleiro corresponderá aos nossos propósitos”, disse Dorigon.

Para o presidente do CRCVB, Luiz Antonio Guimarães, o encontro levou tranquilidade ao setor. “A Prefeitura foi transparente e elucidativa quanto à situação atual e à prevenção da doença. Ações como essas trazem benefícios a toda a comunidade”, disse Guimarães.