Parceiros na luta contra o tabaco recebem certificados

27/05/2009

Autor: Bruno Sgambato

O Programa de Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Campinas entregou na manhã desta terça-feira, dia 26 de maio, certificados aos parceiros na luta contra o tabagismo, como a Unicamp, o Instituto de Saúde Integrada (ISI), a Secretaria de Negócios Jurídicos, o CAPS/AD e os Centros de Saúde (CS) Jardim Aeroporto, São Quirino, Costa e Silva, Santa Odila, Santo Antonio, Vila Rica e Village.

O evento, realizado nas dependências do ISI, contou com a presença do secretário municipal de saúde, José Francisco Kerr Saraiva, do diretor do Departamento de Saúde, Pedro Humberto Scavariello e do coordenador do Programa Municipal de Tabagismo, Mario Becker, que entregaram ainda certificados às empresas que tiveram seus ambientes livres de tabacos. “Gostaria de aproveitar a ocasião para parabenizar os donos dos restaurantes pela coragem, pois sabemos que vocês sofrem uma pressão enorme correndo o risco de perder uma parcela da clientela”, reconheceu o secretário municipal de saúde.

Para Saraiva, as ações de controle do tabagismo não só no município, mas também em todo o país, têm avançado bastante, e devem ser ampliadas. “O Governo faz leis concretas contra o tabagismo, mas ainda é permitida a propaganda”, lamentou o secretário que citou ainda que as mortes em consequência do tabaco estão entre os maiores problemas de saúde pública junto com diabetes e hipertensão arterial.

Em Campinas, o Programa de Tabagismo foi fundado em 2004, com a adesão de 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Hoje, segundo o coordenador do programa, são 18 unidades participantes. “Ainda não temos um levantamento concreto de quantas pessoas já deixaram de fumar em todo o programa, mas só para se ter uma idéia, no CS Costa e Silva 100 pessoas já estão livre do tabaco”, informou Becker.

Eventos

No domingo, dia 31 de maio, data em que é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco, será montado um stande no shopping D.Pedro para realizar a monoximetria, processo que avalia a quantidade de monóxido de carbono presente nos fumantes ativos e passivos. “A monoximetria é como o bafômetro do cigarro. Fazendo o teste, as pessoas vão ter conhecimento sobre quais os riscos de estar perto de fumantes”, disse Mario Becker. O teste será realizado das 14h às 20h, na Entrada das Colinas.

No Dia Nacional sem Tabaco, dia 29 de agosto, outros certificados serão entregues aos demais restaurantes, empresas e UBS que conseguiram deixar seus ambientes livres do tabaco. “De acordo com a nova lei antifumo, temos exatamente 73 dias para ter todos os estabelecimentos livres de tabaco”, explicou Becker.

Duzentos e cinquenta cartazes e 160 faixas, informando sobre o Programa de Tabagismo e estimulando as pessoas a pararem de fumar foram confeccionados e serão fixados em restaurantes, empresas, centros de saúde e na comunidade em geral.