Saúde Mental de Campinas celebra nesta terça-feira o Dia de Luta Antimanicomial

17/05/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Para marcar o dia de Luta Antimanicomial, celebrado em todo o país nesta terça-feira, 18 de maio, o Fórum dos Centros de Convivência de Saúde Mental de Campinas, com apoio do Conselho Regional de Psicologia - CRP/06 Subsede Campinas, preparou uma série de atividades que acontecerão das 13h às 17h, na Praça Carlos Gomes, na esquina da rua General Osório com a avenida Anchieta, no centro da cidade (confira a programação abaixo). O evento em Campinas terá como tema “Gentileza gera Gentileza”, em homenagem a José Datrino (1917/1996), que ficou conhecido em todo o país como Profeta Gentileza. Suas inscrições foram preservadas e ainda podem ser vistas em muros e demais logradouros públicos na cidade do Rio de Janeiro.

Durante todo o evento, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Estação promoverá intervenções com o grupo de culinária "alimento para o coração". Durante essa atividade membros do grupo distribuirão marmitas às pessoas com a mensagem "Uma marmita por um abraço". Dentro da marmita haverá um brinde intitulado “Um alimento para o coração”. Enquanto isso, representantes do Caps Novo Tempo realizam a Oficina "Tear de Dedos" e com a utilização de uma rede de pesca farão coletas de mensagens junto aos assistentes.

Ainda na Praça Carlos Gomes, dentro da programação, os Centros de Convivência Espaço das Vilas, Portal das Artes, Centro Cultural e Caps AD manterão uma oficina de pintura em camisetas, com a técnica de customização. Profissionais de corte e costura e artistas plásticos aproveitarão peças de roupa para desenvolver modelos arrojados e criativos.

Carolina Moraes Sombini, coordenadora de Saúde Mental do Distrito Sudoeste, explica que o Dia de Luta Antimanicomial “é uma manifestação importante para marcar os avanços e as conquistas da reforma psiquiátrica no Brasil, bem como a efetiva qualificação da rede substitutiva”. A rede substitutiva é formada pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centros de Convivência, Projeto de Geração de Rendas, Residência Terapêutica, equipes da Saúde da Família e de Saúde Mental nas unidades básicas.

A coordenadora explica que durante o evento será lida uma “Carta à População” subscrita pelo Conselho Regional de Psicologia. Carolina reforça que Campinas é um município pioneiro na saúde mental e que “a cidade vive um momento importante, pois acaba de realizar a 2ª Conferência de Saúde Mental e, no próximo sábado, dia 22, vamos para São Paulo participar da plenária de Saúde Mental que indicará os delegados para a Conferência Nacional. Daí a importância desse Dia de Luta Antimanicomial que realizamos nesta terça aqui em Campinas”.

Referência. O Programa de Saúde Mental desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Campinas é referência no Brasil e no mundo. O trabalho desenvolvido no município já foi escolhido pela Opas (Organização Panamericana de Saúde) para um estudo da Universidade de Harvard sobre experiências municipais inovadoras em saúde mental. Também já foi reconhecido pelo Ministério da Saúde entre as 11 experiências de maior êxito na área.

O reconhecimento se deve ao fato do município ter sido um dos pioneiros do Brasil a responder à reforma psiquiátrica, que tem como diretriz o cuidar em liberdade, o que significa que cada vez menos o hospital é o destino dos portadores de transtornos mentais.

Dentro desta política de atuação, a Secretaria Municipal de Saúde fechou hospícios e iniciou a construção de uma rede extra-hospitalar com a inserção das pessoas no meio social por meio dos Caps e da garantia de residências terapêuticas e do acesso ao trabalho e ao lazer.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas dispõe de uma rede de cuidados comunitários de saúde mental constituída por dez Caps, sendo seis Caps III com oito leitos cada (48 leitos), dois Caps-i voltado para o atendimento de crianças e adolescentes e outros dois voltados para o atendimento de pessoas que sofrem com transtornos causados pelo uso prejudicial de álcool e outras drogas (Caps/AD). O terceiro Cpas/AD já está em construção e deve ficar pronto ainda este ano.

Também integram esta rede, onze Centros de Convivência, que são espaços onde as pessoas desenvolvem oficinas de dança, música, ginástica, ioga e de outros momentos de convívio. O município ainda disponibiliza mais 38 residências terapêuticas com aproximadamente 180 pacientes ex-moradores de hospitais psiquiátricos, várias oficinas de profissionalização e mais de 300 postos de geração de renda para os usuários.

Além disso, a cidade integra o De Volta para Casa – um programa Ministério da Saúde que destina um benefício mensal em dinheiro para ajudar no processo de ressocialização de portadores de transtornos mentais que tenham passado pelo menos dois anos internados em hospitais e clínicas psiquiátricas.

Confira a programação do Dia de Luta Antimanicomial

13:00 - Abertura

13:10 - Abrigo Municipal Renascer – Coral

13:20 - Tear das Artes – Música